title Interativo

terça-feira, 28 de maio de 2013

ARENA FONTE NOVA, ENTROU ÁGUA

Várias partes da cobertura da Arena Fonte Nova não suportaram o volume de água das chuvas que caem em Salvador e romperam. Técnicos foram convocados ao local para avaliarem a dimensão do problema.
A Arena Fonte Nova foi inaugurada dia 7 de abril e será palco de jogos da Copa das Confederações e do Mundial 2013. Dia 22 de junho será o local do jogo Brasil x Itália.
Depois de assentadas as folhas da membrana de cobertura, ficou confirmado que não era possível parafusá-las nos arcos intermediários da estrutura. Foi quando surgiu novo problema, provavelmente causado pelo primeiro: uma folga em várias das braçadeiras que fixam a membrana à estrutura.
Em função desse problema é que teria sido contratada a 3M para aplicar sua tecnologia de ponta no sentido de colar a membrana à estrutura nos pontos nos quais não foi possível parafusar.
A solução, segundo a mesma fonte, é tida como provisória, para que o estádio seja inaugurado no prazo e possa sediar os jogos da Copa das Confederações, mas não poderá ser mantida para a Copa de 2014.
Mesmo tendo a 3M expertise no assunto, já que suas colas são usadas em foguetes da Nasa, a equipe do projeto da Arena Fonte Nova não considera prudente manter esse improviso, temendo eventual excesso de água sobre a cobertura – cada folha pesa 1,5 tonelada –, e busca uma solução de engenharia.
Os responsáveis pela obra não responderam e a imprensa baiana não tocou no assunto, exceto alguns sites e blogs. Por que o Governo do Estado e a imprensa calaram sobre um problema que envolve a segurança do estádio e a vida de milhares de torcedores?


Nenhum comentário :

Postar um comentário