MOTORES
ELÉTRICOS – parte 6
Ressonância = como todo material, o motor de passos tem sua
freqüência natural. Quando o motor gira com uma freqüência igual a sua, ele
começa a oscilar e a perder passos.
Tensão
de trabalho = normalmente impresso na própia
chassi do motor, a tensão em que trabalha o motor é fundamental na obtenção do
torque do componente. Tensões acima do estipulado pelo fabricante em seu
datasheet costumam aumentar o torque do motor, porém, tal procedimento resulta
na diminuição da vida útil do mesmo. Destaca-se que a tensão de trabalho do
motor não necessariamente deve ser a tensão utilizada na lógica do circuito. Os
valores normalmente encontrados variam de +5V à +48V.
4.C. Tipos
de Motores de Passo
Relutância Variável = Apresenta um rotor com muitas polaridades construídas a partir de ferro doce, apresenta também em estator laminado. Por não possuir imã, quando energizado apresenta torque estático nulo. Tendo assim baixa inércia de rotor não pode ser utilizado como carga inercial grande.
Imã
Permanente = Apresenta um rotor de material
alnico ou ferrite e é magnetizado radialmente devido a isto o torque estático
não é nulo.
Híbridos = É uma mistura dos dois anteriores e apresenta
rotor e estator multidentados . O rotor é de imã permanente e magnetizado
axialmente. Apresenta grande precisão (3%), boa relação torque/tamanho e
ângulos pequenos (0,9 e 1,8 graus). Para que o rotor avance um passo é
necessário que a polaridade magnética de um dente do estator se alinha com a
polaridade magnética oposta de um dente do rotor.
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