title Interativo

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ELETRICIDADE L 17

AUTOTRANSFORMADOR

A Figura 1 mostra como é feito um autotransformador. Consiste de um enrolamento que possui uma derivação em algum ponto.

Figura 1

Vamos supor que uma tensão alternada seja aplicada sobre os terminais a e d. Uma corrente alternada irá fluir na posição inferior do enrolamento. A corrente alternada estabelece um fluxo que corta sobre o enrolamento completo do secundário, produzindo uma tensão de saída sobre os terminais c e d.
Será também possível aplicar uma tensão nos terminais c e d e retirar a tensão de saída dos terminais a e b. Em ambos os casos, um autotransformador sempre possui um terminal que é comum aos enrolamentos de entrada primário e de saída secundário. A Figura 1 mostra o símbolo esquemático para um autotransformador.

Alguns Tipos de Perdas em Transformadores

A energia no circuito secundário nunca pode ser igual à energia do primário. Isto é o resultado do fato de que existem sempre perdas num transformador. Em outras palavras, a potência de saída é sempre igual à de entrada, menos as perdas do transformador.
O enrolamento das bobinas funcionando sobre ferro melhora grandemente a eficiência em baixas freqüências, porém existem problemas causados pelo núcleo de ferro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário