title Interativo

quinta-feira, 20 de junho de 2013

TARIFA DOS ÔNIBUS NÃO DEVEM AUMENTAR

O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, afirmou que não haverá aumento no valor das passagem de ônibus em Salvador, este ano, mesmo com a previsão de reajuste no salário dos rodoviários após ameaça de greve. Segundo Aleluia, o assunto só voltará a ser discutido em 2014.
O secretário afirmou que também não está prevista a redução do valor da passagem dos coletivos. Aleluia disse que o projeto "Domingo é Meia", que começou a valer no dia 31 de março, já representa uma diminuição nas passagens, pelo menos aos domingos
De acordo com dados recentes da Transalvador, a frota do transporte público de Salvador é 2.813 veículos. De segunda a sexta-feira, circulam 2.495 ônibus na capital baiana. Durante a semana, cerca de 1,45 milhões de pessoas usam o serviço.
A frota é reduzida nos finais de semana. Aos sábados, 1.794 coletivos atendem à população soteropolitana. Aproximadamente 1,12 milhões de usuários são transportados. Já aos domingos, o número de ônibus é de 1.305. A Transalvador estima que pouco 640 mil pessoas usem o transporte público nesse dia da semana.
Ainda segundo a Transalvador, 291 vans do transporte alternativo circulam em alguns bairros da cidade, como os dos subúrbio, por exemplo.
Manifestações
Em meio a protestos em todo o país, sete capitais já reduziram o valor. O aumento do preço das tarifas do transporte coletivo em cidades como São Paulo é apontado como o estopim da onda de manifestações no país desde a semana passada.
Em Salvador, milhares de pessoas fizeram umprotesto na capital baiana em apoio ao "passe livre" e também às outras exigências da população que se manifesta em todo o Brasil. Os participantes fecharam importantes vias da cidade e deixaram o trânsito bastante complicado por mais de quatro horas.
Outro protesto está previsto para esta quinta-feira (20), dia do primeiro jogo da Copa das Confederações em Salvador.


Nenhum comentário :

Postar um comentário