title Interativo

domingo, 30 de junho de 2013

OS SUPERDOTADOS

 Os superdotados não são os heróis das histórias em quadrinhos, que se distinguem das outras pessoas por possuírem poderes especiais. Não é nada disso. Eles não são obrigatoriamente brilhantes em todas as áreas do conhecimento e, ao contrário do que muitos pensam, enfrentam desafios de proporções tão altas quanto as habilidades que possuem.
Com poucas instituições especializadas e uma assistência ainda deficitária no País, muitos deles sequer são identificados. Também não é difícil imaginar quantos talentos são desperdiçados por não possuírem uma estrutura adequada para desenvolver todas as potencialidades que possuem.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 5% da população possui altas habilidades e superdotação. No Brasil, segundo o Censo Escolar 2012, existem cerca de 11 mil estudantes com desempenho intelectual acima da média. Se considerarmos a população adulta, podemos afirmar, sem medo de errar, que temos, pelo menos, 9 milhões de brasileiros com altas habilidades”, diz a presidente  do (ConBraSD), Susana Graciela Pérez.
É bom notar no superdotado o desinteresse pela escola, por acharem as lições repetitivas e fáceis demais. Por isso, nem todos os superdotados vão bem no colégio, já que podem não prestar atenção nas aulas e terminam vistos como alunos-problema (o físico Albert Einstein, por exemplo, tinha dificuldades na infância ouviu de seu professor de grego que jamais chegaria a ser alguém). Não é raro abandonarem a escola e terem problemas sérios de baixa autoestima, por se sentirem deslocados.
“Essas pessoas não são identificadas porque não há informações e nem formação sobre o tema. Existem muitos mitos e muitos preconceitos que ainda impedem essa identificação”, completa Susana. Entre as características mais comuns, ela destaca a capacidade acima da média, criatividade elevada e alto comprometimento com a tarefa.
Personalidades como norte-americano Bill Gates, um dos fundadores da empresa Microsoft, e artistas como a cantora colombiana Shakira são exemplos de superdotados que souberam explorar as próprias potencialidades.
É importante considerar que o investimento em alunos com altas habilidades contribui para o enriquecimento da sociedade e, consequentemente, para o crescimento do País. Não se pode desperdiçar esses talentos.




Nenhum comentário :

Postar um comentário