title Interativo

domingo, 16 de junho de 2013

PROTESTO NO ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA TERMINA COM 29 DETIDOS


A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que 29 pessoas foram detidas no protesto durante a abertura da Copa das Confederações. Do total de pessoas detidas, 19 eram adultos e dez adolescentes. Eles irão responder pelos crimes de desacato à autoridade, ressistência à prisão e dano ao patrimônio público.
Os manifestantes prostetaram contra o uso de dinheiro público na realização do evento esportivo. O ato começou de manhã na rodoviária de Brasília. Depois, os manifestantes seguiram para o Estádio Nacional Mané Garrincha, que sediou a partida de abertura, onde ficaram concentrados, houve tumulto e a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar o protesto.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a ação foi necessária porque os manifestantes ameaçaram invadir o estádio e era preciso garantir a ordem no local.
Os manifestantes relataram que a polícia agiu com violência. Uma das manifestantes, que se identificou como Isadora, mostrou ferimento de bala de borracha na cabeça e disse que o movimento era pacífico. Muitos deles carregavam flores na mãos para sinalizar o cárater pacífico do ato.
Um torcedor contou à reportagem que foi atingido com um tiro na barriga, quando estava indo para o estádio para assistir ao jogo entre as seleções do Brasil e Japão. “Este é o Brasil! Vim para assistir ao evento e o que recebi foi bala”.
Após o tumulto, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi tentar dialogar com os manifestantes, mas sem sucesso. Eles disseram ao ministro que a ação policial foi truculenta e mostraram cartuchos das balas de borracha e das bombas de gás.


De acordo com a Polícia Militar, 800 pessoas participaram do protesto em frente ao estádio. Já participantes do ato estimaram 2 mil pessoas. Postagem :Agência Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário