title Interativo

domingo, 29 de dezembro de 2013

Saúde

Imunoterapia contra o câncer é o ‘Avanço do Ano‘


O estímulo do sistema imunológico dos doentes teimava em não ser alternativa à altura para a radioterapia e a quimioterapia. Agora, ele se impõe com os extraordinários resultados práticos de tratamento de tumores malignos

Foto de Jeff Swensen/The New York Times
A revista americana Science, a mais prestigiada publicação científica do mundo, surpreendeu a comunidade de pesquisadores ao dar o prêmio de Avanço do Ano à imunoterapia contra o câncer. Há mais de cinquenta anos surgiu como uma solução mágica a ideia de curar o câncer pela estimulação do sistema imunológico dos doentes. Gradativamente, porém, essa frente de luta ficou em segundo plano, por falta de resultados satisfatórios. Cada descoberta teórica, cada novo estimulante do sistema imunológico sintetizado, produzia enorme esperança, que logo era frustrada pela realidade da prática médica. Foi assim com a vacina anticâncer produzida nos anos 80, a vacina da tuberculose, adaptada por uma série de médicos para se tornar também anticâncer. A terapia é um fracasso na grande maioria dos casos. Mais tarde o mesmo padrão de euforia seguido de decepção se deu com o interferon sintético, que se mostrou capaz de melhorar a resposta imunológica dos pacientes, mas só fez o tumor regredir em poucos casos. Nunca totalmente abandonada, a imunoterapia teimava em não ser alternativa à altura para a radioterapia e a quimioterapia.

Para emagrecer e prevenir doenças

Conheça os benefícios deste grão
O painço, também conhecido como milho-miúdo, é a base da alimentação de algumas espécies de pássaros, mas seu alto valor nutricional fez com que ele se entrasse no cardápio dos humanos. Esse alimento contém nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde.

Benefícios 

Fonte de triptofano, o painço atua na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. A presença de magnésio, manganês e fósforo, garante a saúde dos ossos e tecidos.
Rico em carboidratos de baixo índice glicêmico e fibras, o grão prolonga a sensação de saciedade e contribui para o funcionamento do intestino, tornando-se um grande aliado do emagrecimento e da dieta saudável. Ao contrário da maior parte dos outros cereais, como o trigo, o painço não contém glúten e pode ser consumido por pessoas celíacas.
As fibras ainda ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue e o colesterol, fazendo com que o painço seja uma boa alternativa para diabéticos e pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares. As proteínas presentes são fundamentais para a construção e manutenção dos tecidos musculares.

Prevenção de doenças 

Além de todos esses benefícios, o painço ainda auxilia na prevenção de doenças degenerativas, como o câncer, graças ao seu alto teor de antioxidantes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário