title Interativo

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Geral

Chuva no ES: Moradores avaliam prejuízos com alagamentos na Grande Vitória

A chuva que atinge o Espírito Santo desde a noite de segunda-feira (16) está complicando a vida de moradores da Grande Vitória. Nesta quarta-feira (18), muitos bairros amanheceram alagados.
Em Cariacica, no bairro Flor de Piranema, algumas pessoas ficaram ilhadas e, em alguns pontos, a água acumulada chegou a meio metro de profundidade.Veja a galeria da chuva no Estado
Segundo José Antonio Cesar, morador do bairro, o trabalho é de limpeza após os alagamentos. “Tinha um sofá e um fogão que foram atingidos. Ficamos no prejuízo”, conta.
Além do prejuízo material, os moradores enfrentaram riscos de contrair doenças por causa dos caramujos que ficaram alojados nas portas das casas. Esmael Serafim afirma que os animais aparecem sempre que chove. “Eu convivo com os caramujos e sempre é assim: dá enchente, os caramujos aparecem. Eles dizem para não sair na água, mas ela toma conta de tudo, não tem como”, conta.
Técnicos da saúde a serviço da prefeitura de Cariacica e da Defesa Civil estiveram no bairro e informaram que uma equipe ficará a disposição dos moradores.
Já no município de Vila Velha, muitos comércios tiveram que fechar as portas por causa dos alagamentos. No bairro Cobilândia, moradores, motoristas e ciclistas se arriscaram e passaram pelas ruas cheias de água.
De acordo com Geovanna Ferreira, moradora do bairro há mais de nove anos, toda vez que chove, a população convive com o mesmo problema. “Eu não saio de casa desde segunda-feira. Para meu esposo ir trabalhar, o caminhão da empresa veio buscá-lo”, disse.
Segundo os moradores de Cobilândia, quando chove, além das ruas, as casas também ficam cheias de água.
Maria da Penha conta que precisou fazer várias modificações e reformas em quase todos os cômodos de casa. Ela fez um ressalto para a água da chuva não estragar os móveis e eletrodomésticos. “Quando a chuva vem, ela não espera. A gente tem que correr. Temos lajotas guardadas para isso”, afirma.
Ainda em Vila Velha, no bairro Paul, as ruas também amanheceram alagadas nesta quarta-feira (18). Em alguns pontos, os carros passaram com dificuldade. Por causa do alagamento, os buracos ficaram escondidos e os motoristas precisaram redobrar a atenção.

Chuva forte no estado do Rio atinge Região dos Lagos

Chuvas fortes seguem atingindo o estado do Rio de Janeiro e provocando transtornos. Na madrugada de hoje (18), Búzios, na Região dos Lagos, e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, registram pontos de alagamentos e deslizamentos de terra. Em Bom Jesus de Itabapoana, no noroeste do estado, o Rio Itabapoana está em estágio de alerta máximo, o nível mais alto do sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O prefeito de Búzios, Doutor André, decretou situação de emergência na manhã desta quarta-feira por causa das fortes chuvas que atingem o município desde a noite de ontem (17). A prefeitura informouque mais de 15 famílias estão desalojadas, devido aos deslizamentos de terra e os alagamentos. Segundo a prefeitura, as ocorrências continuam sendo registradas e o número de desalojados deve aumentar.
A prefeitura de Búzios registrou dois deslizamentos de terra. Muitas ruas ficaram alagadas e encobertas pela água, mas equipes do órgão e da Defesa Civil trabalham desde a madrugada para liberar as vias interditadas. Nenhuma pessoa morreu e não há informação sobre feridos.
Já em Bom Jesus de Itabapoana, apesar do risco de enchente na cidade por causa do nível de água do Rio Itabapoana, a maior preocupação é com o risco de deslizamentos de terra e pedras, provocados pela chuva que vem atingindo o município desde a noite de terça-feira (10). Algumas famílias que moram perto do rio estão em abrigos cedidos pela prefeitura desde o início das chuvas, há mais de uma semana.
Em Campos, o subsecretário da Defesa Civil Municipal, major Édison Pessanha Braga, informou que apenas uma ocorrência foi registrada por causa da chuva que atinge o município desde a noite de ontem (17). “Um deslizamento de encosta na região do Imbé, no distrito de Morangaba, foi informado ao órgão, que está encaminhando um técnico ao local”.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que há previsão de tempo encoberto e pancadas de chuvas para os próximos dias em todo o estado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário