title Interativo

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Política

Dirceu vai receber artistas e políticos em festa de aniversário

Enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) não publica o acórdão do julgamento do mensalão, o ex-ministro José Dirceu comemora amanhã, em jantar no apartamento do advogado José Luis Oliveira Lima, seus 67 anos.
Para a comemoração de aniversário foram convidados amigos como o escritor Fernando Morais, o ator José de Abreu, o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza e o casal Gilberto e Flora Gil, que não poderá ir. Lula e Marisa não estão na lista.
Dirceu foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão em 2012. Sua pena é de 10 anos e 10 meses de prisão, mais o pagamento de R$ 676 mil em multas.
Em 2005, era ministro da Casa Civil e deixou o cargo após o escândalo do mensalão. Um dos principais líderes do PT, começou sua carreira política como líder estudantil e foi preso pelo regime militar em 1968. Depois de um exílio em Cuba, voltou ao Brasil clandestinamente em 1974. Recebeu a anistia em 1979 e ajudou a fundar o PT em 1980. Com o mandato de deputado cassado em 2005, tornou-se inelegível até 2015. Virou consultor de empresas e ainda mantém influência no partido.
De acordo com as investigações sobre o esquema do mensalão, Dirceu negociou acordos com os partidos políticos que apoiaram o governo Lula. Segundo a Procuradoria, ele participou da criação de um esquema clandestino de financiamento que distribuiu recursos ao PT e a seus aliados para garantir apoio no Congresso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário