title Interativo

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Brasil

Kombi não poderá mais ser fabricada em 2014

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) se reuniu nesta quarta-feira (18) e decidiu que a Kombi não será uma exceção à regra de que todos os veículos fabricados no país, a partir de 2014, deverão ter airbags e freios ABS, informou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Com isso, a fabricação do veículo será encerrada neste ano, visto que, segundo a montadora, seria inviável a Kombi receber os equipamentos de segurança.
"Não tem exceção. Seria um retrocesso a revogação da resolução [que estabelece os equipamentos de segurança a partir de 2014]. Há uma preocupação em elevar o padrão de segurança dos carros brasileiros. Estamos focados na vida e na segurança das pessoas", declarou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
"Foi a avaliação que o Contran fez. Poderia dizer de forma muito clara que a solução para a manutenção do emprego, você tem diversas alternativas. Mas a solução para a vida das pessoas não pode prescindir destes equipamentos que comprovadamente reduzem a quantidade de vitimas nos acidentes de trânsito."
A ‘novela’ Kombi
Procurada pelo G1, a Volkswagen diz que ainda não foi informada oficialmente de que não haverá exceção para a Kombi e que, caso houvesse alguma alteração na legislação, ainda avaliaria a possibilidade de continuidade de produção.
A aposentadoria da Kombi foi anunciada pela Volkswagem em outubro passado e as últimas unidades estão previstas para saírem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) na próxima sexta (20).
Volkswagen Kombi Last Edition (Foto: Divulgação)
Last Edition: colecionadores chegaram a cogitar
devolvê-la se Kombi seguisse (Foto: Divulgação)
A possibilidade de ser aberta uma exceção à regra foi levantada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última terça-feira (17).
"(Na linha da Kombi) é onde poderá haver mais demissões. Mas poderemos criar excepcionalidade para a Kombi. Ela não é caminhonete, não é automóvel. É a Kombi. É um produto diferente e não tem similar", disse Mantega na terça. "Nenhuma das empresas têm objeção que se dê uma exceção à Kombi para que possa sobreviver mais um ou dois anos. É algo que ainda vai ser analisado."
O governo chegou a estudar exigir os itens de segurança em apenas em 80% dos carros novos do país, e não 100%, no ano que vem, para reduzir impacto no preços e na perda de emprego de linhas que poderão ser extintas. Além da Kombi, Fiat Mille e Volkswagen Gol G4 (geração anterior) estão nesta situação; mas o substituto do Gol antigo, o Up, já está sendo produzido.
Para a despedida da Kombi, a Volkswagen lançou a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades, que custa R$ 85 mil -a versão tradicional custa cerca de R$ 47 mil.
Nos últimos dias, enquanto o governo cogitou abrir exceções, donos da Last Edition declaram que pensavam em devolver a série caso a Kombi não fosse aposentada.

Atriz de ‘Malhação’ sofre acidente de carro e está em estado grave

A atriz Mariana Cortines foi internada em estado grave na madrugada desta quarta feira, 18, após um acidente de trânsito envolvendo um carro e um ônibus. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, onde deu entrada com traumatismo craniano e uma fratura no fêmur direito.

Seu estado é grave e ela foi encaminhada para a chamada Sala Vermelha, que atende pacientes deste tipo.

As informações foram confirmadas ao EGO pela assessoria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, na tarde desta quarta-feira.
Mariana interpretou a personagem Kika da 20ª temporada de "Malhação", que acabou em julho deste ano, quando contracenou com Juliana Paiva e Alice Wegmann, entre outros atores.
"Temos um grupo no Whatsapp e fiquei sabendo agora. Ainda não sei direito o que está acontecendo. Só sei que ela passou por uma cirurgia há pouco tempo. Pelo que fiquei sabendo um ônibus bateu no carro dela. Acho que ela estava no carona com uma amiga
Estamos numa corrente do bem. Mas tenho certeza que ela vai sair dessa. A Mari é muito guerreira. Ela estava no Baixo Gávea", disse Alice ao EGO, referindo-se a uma área que concentra bares e restaurantes na Zona Sul carioca.

Nenhum comentário :

Postar um comentário