title Interativo

terça-feira, 7 de março de 2017

câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, sendo responsável por cerca de 18 mil óbitos só em 2015. A detecção precoce é fator fundamental para eficácia do tratamento, elevando as chances de cura das pacientes para 95%. Essa também é uma das principais bandeiras de luta da FEMAMA, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, instituição que luta pelos direitos de pacientes e congrega mais de 60 ONGs de todas as regiões do Brasil.
Para marcar o Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, a Dra. Maira Caleffi, médica mastologista e presidente voluntária da FEMAMA, reúne informações que toda mulher precisa saber sobre o câncer de mama:
1) Exames de rotina: a partir dos 40 anos todas as mulheres devem realizar a mamografia anualmente. É o que preconizam entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia, visando desta forma garantir o diagnóstico precoce da doença. Todavia, o sistema público de saúde não permite às mulheres brasileiras seguirem essa diretriz.
“Atualmente, de acordo com portaria 61/2015 do Ministério da Saúde, apenas mulheres com 50 a 69 anos têm garantia de realização do exame pelo SUS, embora a Lei 11.664/2008 determine desde 2009 a realização gratuita do exame a todas as mulheres a partir dos 40. A FEMAMA defende que o rastreamento do câncer de mama através da mamografia inicie aos 40 anos de idade”, explica.
Antes dos 40 anos, a mulher deve solicitar ao ginecologista ou ao mastologista um exame clínico das mamas, que consiste em exame de toque, além de realizar testes complementares caso o médico solicite, como ultrassom, mamografia ou ressonância magnética.

Nenhum comentário :

Postar um comentário