title Interativo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Eletrodoméstico

O microondas prejudica a saúde?

Esclareça todos os mitos sobre o aparelho que não dispensa no seu dia-a-dia.

São vários os alertas que surgem em torno dos malefícios que o microondas pode causar à saúde. Mas serão essas afirmações válidas e sustentadas?
Saiba tudo sobre os mitos e as verdades que giram em torno deste aparelho.

MITO 1


Permanecer em frente ao microondas enquanto funciona prejudica a saúde devido às elevadas radiações. As grávidas, em particular, devem ter especial precaução.

A verdade: 

- Moisés Piedade, coordenador do departamento de Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico de Lisboa, afirma que «as portas do microondas têm uma rede que bloqueia a radiação electromagnética e o nível de radiação que a ultrapassa é muito baixo».

 - As grávidas «podem usar o microondas como qualquer pessoa », assegura o especialista.

- A Food and Drug Administration (FDA) define padrões de desempenho dos produtos electrónicos para garantir que as emissões de radiação não representam perigo para a saúde pública.

- Todos os aparelhos devem ter uma etiqueta que explique todas as precauções para o seu uso. A FDA aconselha a não utilizar o microondas se a porta não fechar firmemente ou estiver danificada.

- O ruído que muitos microondas continuam a fazer depois da porta estar aberta é, geralmente, proveniente do ventilador. O barulho não significa que as microondas estejam a ser emitidas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário