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domingo, 27 de outubro de 2013

Educação

Parecido com vestibular tradicional, Enem é considerado cansativo

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 foi mais parecido com o vestibular tradicional, trazendo questões que exigiam conhecimento específico e textos auxiliando as questões de Língua Portuguesa. De acordo com especialistas, a prova foi cansativa e a Redação seguiu o modelo de anos anteriores, deixando de fora a abordagem de temáticas atuais. Já as provas de línguas estrangeiras tiveram grau de dificuldade considerado mediano.
Para o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, a prova de Português foi cansativa. "Trouxe textos enormes", afirma. Tasinafo diz que nem mesmo o aluno preparado conseguiu fazer todas as 45 questões com tranquilidade. "Algumas eles vão 'chutar' ou passar por elas rapidamente, sem reflexão", comenta. O especialista avalia que o aspecto positivo foi contemplar todos os tipos de linguagem. "Tem poema, letra de música, quadrinhos, charge e até textos jurídicos", comenta. Além disso, o diretor pedagógico da Oficina do Estudante acredita que a prova não cobriu conteúdos específicos como a nova reforma ortográfica, o que beneficia a proposta do exame.
Em relação à prova de Matemática, Tasinafo acredita que há mais conteúdo em relação aos anos anteriores e considerou o exame melhor do que nas edições anteriores. Ele chama a atenção para uma questão de Geometria sobre circuncentro. "É um tema que quase não se vê e pouca gente trabalha. É menos recorrente nos vestibulares", avalia. Segundo ele, as questões não têm contas tão complexas quanto às de ontem, em Física e Química, mas tomaram tempo significativo do aluno. O ponto positivo, segundo ele, foi a contextualização dos exercícios. "Não existe mais nada forçado, como em anos anteriores", explica.
Sobre a Redação, Tasinafo reclama que faltaram textos de apoio que não fossem somente do governo federal. "Parece propaganda oficial. Não tem um texto que não tenha sido tirado de órgãos públicos", avalia. Ele lembra que em anos anteriores também foram usados textos jornalísticos, ampliando as possibilidades de análise do aluno.

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