title Interativo

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

ELETRÔNICA L 39

  LED – Diodo Emissor de Luz (continuação)
 É muito importante para fixar a idéia de LED, entender o funcionamento da junção p-n de um semicondutor, que tem como atividade permitir a emissão de luz. Esta junção é responsável por permitir somente a passagem de corrente positiva; para entender melhor essa passagem, um exemplo simples é: imagine uma onda senoidal entrando em um LED, ele cortará a parte negativa permitindo só a corrente positiva.
A luz emitida
A luz emitida é monocromática, sendo a cor, portanto, dependente do cristal e da impureza de dopagem com que o componente é fabricado. Com o barateamento do preço, seu alto rendimento e sua grande durabilidade, esses LEDs tornam-se ótimos substitutos para as lâmpadas comuns, e devem substituí-las a médio ou longo prazo. Existem também os LEDs brancos chamados RGB (mais caros), e que são formados por três “chips”, um vermelho (R de red), um verde (G de Green) e um azul (B de blue). Uma variação dos LEDs RGB são LEDs com um microcontrolador integrado, o que permite que se obtenha um verdadeiro show de luzes utilizando apenas um LED.

Como utilizar um LED em Corrente contínua e em corrente alternada.

Muitos circuitos interessantes podem ser feitos a partir de LEDs, mas nesta postagem explicarei somente como se ligar um LED em corrente..contínua..e..em..corrente..alternada.
Para tal é necessário saber as características do LED a ser utilizado,..para..isso..o..leitor..poderá..consultar..a..tabela 1.
                                          Tabela 1


Nenhum comentário :

Postar um comentário