title Interativo

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!"

 Era natural de Ubá, Minas Gerais. Veio para o Rio de Janeiro na década de 60. Teve a voz  ligada à Rádio Globo AM do Rio de Janeiro, por onde passou, entre idas e vindas, cinco vezes. Com a morte de Francisco Carioca, desapareceu  o radialista de frases curtas e inteligentes e de comunicação versátil e com conteúdo.
Foi um dos nomes mais consagrados no rádio brasileiro. Quem primeiro  deu oportunidade a Francisco Carioca foi Ary Barroso, na Rádio Nacional, encaminhando o comunicador a Tenório Cavalcanti, e também a Ismael Bittencourt, que o empregou na Rádio Copacabana aos 17 anos de idade. Dali ele fez fama em praticamente todas as emissoas cariocas e de outro estados, inclusive com passagem no rádio de Feira de Santana. Francisco Carioca trabalhou também nas Rádios Mayrink Veiga, Guanabara, Tupi, Mauá,  Capital e Manchete.
Universalista, inseria em seus programas a filosofia do amor universal. No futebol, era Flamenguista no Rio de Janeiro e Atleticano em Belo Horizonte. E quando o assunto era samba, Carioca se dizia um eterno apaixonado pela sua escola do coração: a Mangueira.

28 de agosto de 2009, passados 4 anos. Será sempre lembrado por  seu bordão "Aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!" 


Nenhum comentário :

Postar um comentário