title Interativo

sábado, 3 de agosto de 2013

Celular, um inimigo na hora de dirigir

No Brasil, cerca de 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana. Destes, 70% são por falta de atenção. A distração ao volante é a quarta causa mais frequente de acidentes de trânsito no país, e o telefone celular vem se transformando em um grande inimigo dos motoristas. Atualmente, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir falando ao telefone é considerado infração média, com multa de R$ 85,14 e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para inivir esse tipo de conduta, porém, a Câmara dos Deputados quer mais rigor na punição aos infratores. Em vez de infração média, o condutor flagrado teria de pagar R$ 127,69 (grave) e perderia cinco pontos. O projeto se soma a outros, que têm tornado a punição para o infrator mais pesada, como no caso dos rachas. A proposta para agravar a conduta de dirigir e usar o celular tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Com o crescimento de aparelhos com acesso a redes sociais e pesquisa online, o risco de acidentes se torna ainda maior.
- Essas tecnologias devem ser acessadas apenas com o carro parado e o próprio sistema deve inibir o acesso caso o veículo esteja em movimento - diz Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.
De acordo com Dirceu, porém, falar ao telefone ou enviar mensagens de texto são atitudes ainda mais perigosas.
- O motorista fica desconectado da direação e, mesmo quando volta a olhar para a via, não tem a atenção necessária ao volante, pois fica na expectativa da resposta da mensagem ou no que foi conversado na ligação - explica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário