title Interativo

domingo, 9 de abril de 2017

Atenção senhores pais: Baleia Azul, um jogo mortal


Jogo lançado em 2015 por usuários anônimos da rede social russa “Vkontakte” e que já levou adolescentes russos ao suicídio começa a se espalhar pelo resto do continente europeu, de acordo com as autoridades.
Intitulado “Baleia Azul”, o jogo é uma espécie de lista de tarefas que exige que os usuários realizem 50 desafios, um por dia.
Entre eles:  “furar a mão”, “acordar às 4h20 da manhã e assistir a um filme de terror”, “esculpir uma baleia na perna com uma gilete”, “não falar com ninguém por um dia”, “subir ao topo de um prédio alto e balançar as pernas de lá” etc.
A última tarefa é o suícidio, o que permitiria que o jogador se tornasse “altamente desenvolvido” e “livre” de preocupações mundanas como o símbolo do jogo, uma baleia encalhada na praia.
Contas falsas
No site russo “Vkontakte”, que tem mais de 410 milhões de usuários registrados e é o 5° site mais popular do mundo, os usuários recebiam tarefas vindas de contas falsas.
As regras do jogo incluíam “não contar a ninguém sobre nada” e “sempre realizar as tarefas, quaisquer que sejam”.
Grupos públicos usando a hashtag “baleia azul” ainda se espalham, cheios de fotos depressivas e citações sobre a falta de sentido da vida e protestos contra o mundo cínico dos adultos.
“Dá a impressão de que as tarefas foram colocadas por psicólogos experientes. Tudo foi feito muito profissionalmente”, disse à Gazeta Russa a pesquisadora do Instituto de Psicoterapia e Psicologia Clínica, Anastassía Deliáguina.
“Falando em termos gerais, as crianças são atraídas por qualquer mistério, especialmente se for relacionado à morte. Além disso, se um adolescente sofre de problemas psicológicos sérios ou trauma, não é surpresa que ele vá adiante com esse jogo até o fim”, diz. O jogo foi revelado em maio de 2016 graças às investigações do jornal russo Nôvaia Gazeta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário