title Interativo

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

12º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA


No dia em que se completam 12 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro, a cidade de Nova York homenageou as quase 3 mil vítimas da tragédia no local onde finalmente ficou pronto o novo principal arranha-céu do complexo World Trade Center (WTC), onde antes havia as torres gêmeas.
Com uma cerimônia solene de mais de quatro horas que se transformou em uma tradição nos aniversários da tragédia, os parentes das vítimas as lembraram com a leitura de seus nomes, momentos de silêncio e discursos emocionados.
"Continuamos chorando pela perda de sua presença, mas nos alegramos a cada dia com as memórias e o amor que compartilhamos durante sua curta vida", disse a professora de inglês aposentada Ann Murphy, irmã de uma das vítimas.

Apesar de o edifício - que demorou a ser construído - estar pronto, ainda será preciso esperar até março de 2014 para visitar o museu em memória das vítimas.
Essa foi a primeira vez que a cerimônia foi realizada aos pés do novo edifício One World Trade Center concluído, que renova o "skyline" de Manhattan. A empresa Earth Cam divulgou um vídeo que mostra o processo de construção do novo arranha-céu, que ficou pronto em maio desse ano, para comemorar o 12º aniversário do 11 de setembro. Durante anos, o vazio deixado pelas Torres Gêmeas representou uma dolorosa recordação do pior ataque terrorista da história dos Estados Unidos.
O coral juvenil de Brooklyn deu início à cerimônia pouco depois das 8h39 locais (9h39 de Brasília) cantando o hino dos Estados Unidos, e às 8h46 locais, começou o primeiro minuto de silêncio para lembrar o momento exato do impacto do primeiro avião contra a Torre Norte.
Depois, os nomes das 2.983 vítimas dos quatro atentados do dia 11 de setembro com aviões sequestrados - dois contra as Torres Gêmeas, outro contra o Pentágono e mais um que caiu na Pensilvânia quando seguia em direção a Washington -, foram lidos.
                              MICHAEL BLOOMBERG,  PREFEITO DE NOVA YORK                            
 A leitura foi interrompida para outros minutos de silêncio: às 9h03, momento correspondente ao choque do segundo avião contra a Torre Sul; às 9h37, hora exata em que o voo 77 atingiu o Pentágono; às 9h59, quando caiu a primeira das torres; às 10h03, quando o voo 93 caiu em Shanksville (Pensilvânia), e às 10h28, quando o segundo arranha-céu desabou.

                                           

Nenhum comentário :

Postar um comentário