title Interativo

quinta-feira, 11 de julho de 2013

EMBAIXADOR NORTE-AMERICANO NEGA MONITORAMENTO DE METADADOS NO BRASIL

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que, nas conversas mantidas com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, este negou que agências norte-americanas monitorem metadados de cidadãos brasileiros. Metadados (dados que descrevem dados) são informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerenciar os dados.
Segundo Patriota, o representante dos Estados Unidos rebateu as informações de que agências norte-americanas mantenham convênios com empresas brasileiras para ter acesso aos dados dos usuários de internet e telecomunicações em geral.
De acordo com Patriota, o embaixador americano rechaçou várias informações publicadas em reportagens do jornal O Globo sobre o esquema de espionagem para monitorar usuários brasileiros de internet e telefonia. “Ele [Shannon] disse que várias informações não são corretas.”
O chanceler, os ministros Celso Amorim, da Defesa, e José Elito Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, participam de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros por agências norte-americanas.

Em reunião com Patriota Shannon comprometeu-se a organizar uma equipe de especialistas em vários setores associados às comunicações para investigar as denúncias. Diplomatas que acompanharam a reunião disseram que Shannon manifestou disposição de colaborar com as autoridades brasileiras.

Nenhum comentário :

Postar um comentário