title Interativo

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

OMS diz que casos de sarampo no 1º semestre é o mais alto em 13 anos

Surto continua a se espalhar rapidamente pelo planeta, de acordo com relatório publicado nesta segunda (12).
O número de casos de sarampo vem aumentando desde 2016, de acordo com a organização. A OMS lista República Democrática do Congo, Ucrânia e Madagascar como os países que mais registraram casos da doença em 2019.

Quais são os sintomas do sarampo?
Febre alta que dura por volta de uma semana e manchas avermelhadas na pele. Os sintomas aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.

Há tratamento contra o sarampo?
Não existe tratamento específico. Para os casos sem complicação, é importante manter uma boa hidratação, suporte nutricional e diminuir a hipertermia. Quando o quadro se agrava e surgem, por exemplo, diarreia, pneumonia e otite média, essas situações devem ser tratadas, normalmente, com o uso de antibioticoterapia.
No caso de crianças acometidas pela enfermidade, a OMS recomenda a administração de vitamina A, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais.

Quem pode tomar a vacina?
Todos os indivíduos de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina sarampo para serem considerados protegidos. Se você tomou só uma, como era feito no passado, precisa se revacinar;
Adultos entre 30 e 49 anos de idade, sem comprovação de nenhuma dose, devem receber pelo menos uma dose da vacina tríplice viral (SCR), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola;

Nenhum comentário :

Postar um comentário