title Interativo

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Não foi acidente, foi atentado


Texto atribuído ao Coronel José Ori Dolvin Dantas explica os motivos que levam a crer que o acidente que matou o ex-candidato à presidência tenha sido o resultado de sabotagem! Será?
O texto apareceu na web na primeira semana de setembro de 2014 e nele podemos ler as provas de um coronel do Exército que expõe uma série de argumentos que confirmariam a teoria do assassinato do ex-candidato à presidência, Eduardo Campos.
Os dados mostrados pelo coronel parecem apontar para a suspeita de que o avião que caiu na cidade de Santos (SP), no dia 13 de agosto de 2014, teria sido sabotado!
Em uma postagem feita na fanpage PT Saudações no Facebook, o texto foi compartilhado mais de 35 mil vezes, além de receber milhares de comentários!
Será que isso é verdadeiro ou falso?

Quem acompanha o E-farsas nesses anos todos já sabe que os boatos eletrônicos possuem algumas características que os denunciam. Já falamos sobre isso no artigo “As características de um hoax!”, mas vamos lembrar aqui, novamente, alguns detalhes de um bom boato digital, que combinam direitinho com esse texto falso que apareceu em diversos sites e blogs:

  • Cita nomes de pessoas importantes para conseguir mais credibilidade
  • Trata de um assunto que atraia o maior numero de pessoas
  • Possui um tom alarmista
  • Dá a entender que há uma conspiração por trás de tudo
  • Não apresenta provas ou cita fontes
  • Pede para ser repassado

Quem é o coronel?

José Ori Dolvin Dantas existe mesmo e possui um currículo enorme e impecável. No entanto, ao buscarmos por seu nome no Google só encontramos como respostas sites e blogs que somente reproduziram esse texto (alguns ainda conseguiram copiar o nome errado), como se o coronel nunca tivesse feito mais nada na vida…
No entanto, em resposta a uma postagem do dia 5 de setembro de 2014 no blog Alerta Total, o próprio Cel. José Ori Dolvin Dantas explica que ele não é o autor do texto atribuído a ele e que tomará as providências cabíveis para descobrir quem usou seu nome e seu currículo indevidamente!
No final do texto apócrifo há um número de telefone com o DDD de Brasília. Ao testarmos o número, descobrimos que não há nenhum senhor com esse nomeOutros blogs também fizeram o teste e o resultado foi o mesmo. Era de se esperar!

Falhas no texto

Somente com as pesquisas acima já podemos concluir que o texto é falso, mas ainda tentamos averiguar se o conteúdo do artigo teria algum fundo de verdade.
Como todo bom boato que se preze, esse também mistura fatos reais com desinformações. Os 3 primeiros parágrafos mostram, por exemplo, falam das condições do avião antes do acidente e dos instrumentos de navegação, que podem facilmente comprovadas e são dados reais. No entanto, no quarto parágrafo o autor já começa a misturar fatos com ficção:
“[…] Gravador de voz em pane? Difícil de engolir. Ou o CENIPA recebeu ordem para não divulgar o conteúdo do áudio ou o gravador foi danificado  durante o pernoite no pátio do aeroporto Santos Dumont.” Postagem: E-Farsas.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário