title Interativo

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O homem que ficou rico vendendo "merda" enlatada

Piero Manzoni foi um artista italiano célebre por suas obras conceituais. É celebre sua obra Merda de Artista, dentre outras tantas que chegaram a ser vendidas por mais de 1 milhão de libras.
Em 1960 Manzoni defecou em 90 pequenas latas e etiquetou-as com o texto Merde d'artista ("Merda de Artista"). Sendo esta sua obra mais famosa. Em seguida ele as distribuiu a várias coleções de arte por todo o mundo e angariou diversos prêmios. Muitas latas explodiram com o tempo, resultado de corrosão e de gases em expansão.As infames latas de Manzoni foram marcadas em Italiano, Inglês, Francês e Alemão, com um texto em inglês lia-se "Merda de Artista, conteúdo líquido, 30gr recém-preservada, produzido e enlatado maio 1961". 
A intenção de Manzoni era que cada lata assinada e numerada pudesse ser vendida por seu peso em ouro. Podia parecer loucura do artista que era muito ambicioso, apesar de tudo ele acabou rindo por ultimo:uma lata leiloada pela Sotheby's em 23 de maio de 2007 foi vendida por € 124.000 (124 mil euros) e, em outubro de 2008, a respeitada casa de leilões ofereceu a lata #83, com um preço estimado de £ 50-70,000.( 50 a 70 libras).

 
 

sábado, 13 de agosto de 2016

Agora, um vício tecnológico

Um  jogo  chegou na semana passada ao Brasil.Tem movimentado milhões de dólares.
Estamos falando do Pokémon Go que do ponto de vista psicológico, vai além de saber se é adequado ou não, se retira as pessoas de suas casas para caminharem, se as colocam num ambiente de competitividade.
É um tipo de jogo que está deixando os pessoas dependentes. Ou melhor é uma  dependência tecnológica que tem sido amplamente estudada pela psicologia e psiquiatria e envolve o indivíduo que deixa de fazer suas atividades do cotidiano, e até esquecer o sexo preferindo a interação com meios digitais.
Um dos segredos de tanto sucesso nesse jogo é a forma como ele premia o jogador: este reforço, aplicado às ações do jogo, faz com que o jogador sinta-se cada vez mais motivado a jogar. A pessoa que o pratica fica extasiado  o tempo todo e ativa o jogo com frequência, pois, seu objetivo é ganhar as recompensas, que somadas à tecnologia de realidade aumentada, trazem uma sensação de “vida” ao jogo e as pessoas envolvidos.
Como o jogo leva todos para fora de suas casas em busca de “pontos”, muitos o consideram uma oportunidade de relacionamento social, pois novas amizades surgem entre os jogadores. Ao pensarmos assim o jogo parece algo bastante interessante. Porém, o efeito social causado, que provoca nas crianças, nos jovens e até em adultos o desejo de integração ao grupo, obriga a pessoa a estar ligada ao jogo, sob pena de ser excluída.
Quando direcionadas e bem utilizadas, como na cura de fobias, de casos de estresse pós-traumático, na movimentação de crianças hospitalizadas, a realidade aumentada (tecnologia usada no Pokémon Go), somada à realidade virtual, traz benefícios ao indivíduo.
O que fará diferença neste esquema de reforçamento tão poderoso é o autocontrole, pois o vício se instala naqueles que não conseguem manter o controle da hora de parar.
O interesse pelo jogo é tão grande, que empresas já estão se posicionando quanto à proibição do uso nos ambientes corporativos. Em algumas, a punição chega à demissão por justa causa para aqueles que estiverem jogando.
 Além do exagero, que leva a relatos de acidentes, também é importante considerar os quadros ansiosos, visto que, naqueles que não conseguem o autocontrole, estabelece-se uma nova dependência, como outros tantos vícios.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Mãe e filho se apaixonam

Mônica Mares, de 36 anos, e seu filho Caleb Peterson, de 19, se assumiram publicamente como um casal, com o objetivo de trazer à tona o que chamam de atração genética sexual. Eles moram no Novo México nos EUA.
Mônica entregou Caleb para adoção quando ele era apenas um bebê, mas, no ano passado, ambos se apaixonaram poucas semanas após o reencontro. 
Mônica afirmou que, de início, sentia amor materno por Caleb, mas que o sentimento foi mudando com o passar do tempo. "Foi quase amor à primeira vista, mas primeiro foi amor de mãe. Ele veio para casa viver comigo e estávamos felizes como mãe e filho", contou.
Ela ainda revelou como foi sua declaração para filho. "Primeiro eu disse a ele 'Sinto muito, eu não sei como você vai reagir a isso. Sou sua mãe e você, meu filho, mas estou me apaixonando por você'. Aí ele respondeu: "Quer saber? Eu também. Estava com medo de te contar".
Mônica foi mais além. "Ele [Caleb] é o amor da minha vida e eu não quero perdê-lo. Meus filhos o amam, assim como toda minha família. Nada pode nos separar, nem a Justiça, nem a cadeia".

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Bebê nasce dentro da bolsa da mãe

Um bebê nasceu empelicado no último dia 2 de agosto, em Barretos, no interior de São Paulo. Esse é um tipo raro de parto, que acontece a cada 80 mil nascimentos, quando o feto nasce sem romper a bolsa amniótica.
O caso é ainda mais curioso porque aconteceu de uma gravidez de gêmeos, nascidos após 36 semanas de gestação, de cesárea.
“Eram gemelares de placentas diferentes. Enquanto a pediatra fazia o atendimento na primeira criança, a gente aguardava para fazer o parto do segundo gemelar. Mas foi expelindo espontaneamente. Aí saiu o feto com toda a membra intacta”, disse o médico obstetra responsável pela equipe, Waldemar Roberto Teixeira de Moraes e Souza.
 O bebê foi então colocado sobre a barriga da mãe. Ele continuou respirando pelo cordão umbilical, protegido da área externa pela membrana.
Estava sobre a barriga da mãe, enquanto a gente aguardava para retirar [da bolsa], porque o primeiro nenê estava sendo aspirado, entubado.
Uma enfermeira que assistiu o parto escreveu a seguinte mensagem:
“Olha o que tive a honra de vê na minha querida Santa Casa Misericórdia.. Parto empelicado do 2 gemelar!!!Foi mágico. . Emocionante pra toda equipe! !! (...) Estavamos aguardando estabilizar o primeiro Baby e o segundo veio de mansinho.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Cidades na Bahia terão desligamento da TV analógica


Os moradores de 97 municípios brasileiros que vão ter o sinal da TV analógica desligado em 26 de julho de 2017 já começaram a ser avisados sobre a transição para o sistema digital. Nesse período, quem assiste à televisão aberta pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornam mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima.
Neste início da campanha, os telespectadores começam a ver um logotipo na tela de TV com a letra “A”. Este símbolo indica que o sinal da TV é analógico. Além disso, tarjas informativas sobre o desligamento serão inseridas durante a programação. Cartelas informativas começarão a ser exibidas 6 meses antes do prazo final e vídeos informativos, com 75 dias de antecedência.
As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar algumas providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso adquirir um conversor digital e, possivelmente, uma antena apropriada até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção do sinal digital.
Em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento, o cidadão poderá  entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico, pelo número 147.
MUNICÍPIOS INSERIDOS NA CAMPANHA ATUAL: Aratuípe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova e Vera Cruz. Informações: jornal folhado estado


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Empresas desenvolvem telha que substitui as placas solares


Unir sustentabilidade e beleza é um dos desafios do mercado de arquitetura. Por isso, com o objetivo de solucionar os “problemas estéticos” envolvendo as placas solares convencionais, as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM aprimoraram a tecnologia e desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica fotovoltaica, que se integra à estrutura da casa ou edifício.
Pelo fato de os painéis tradicionais serem grandes e pesados, eram alvo de reclamações de parte do público, que rejeitava os modelos alegando que não queria danificar a estética dos telhados, fator que impedia a disseminação da energia solar.
Feitas de cerâmica, as telhas possuem quatro células fotovoltaicas embutidas e a fiação segue embaixo do telhado para o conversor.
Segundo o fabricante, além de ser capaz de substituir os painéis para captação de luz do sol, a Tegola Solare pode gerar cerca de 3kw de energia em uma área instalada de 40m², ou seja, um telhado completo ou parcialmente coberto já poderia suprir as necessidades energéticas de uma casa facilmente. Entretanto, essas telhas ainda são mais caras do que as placas convencionais.

A Tegola Solare já faz sucesso fora do Brasil, principalmente na cidade italiana de Veneza, local onde a maioria dessas peças já foram instaladas. A Itália é um país que possui muitas casas antigas e os centros históricos têm muitas regras de preservação, logo, em algumas cidades, a colocação de painéis solares é muitas vezes proibida por lei.

Instalação

A instalação das telhas fotovoltaicas é feita normalmente, como a de qualquer outro telhado, e a área que captará a luz solar depende da necessidade do imóvel. Por isso, os fabricantes também disponibilizam o mesmo modelo em telhas comuns.
Se houver a necessidade de substituição de alguma dessas peças, o processo também é simples, devido ao aspecto modular do telhado.

Olímpiada das vaias



Se no começo da Copa do Mundo de 2014 o assunto foi a performance tímida da torcida brasileira, o comportamento do público de casa ganhou destaque no primeiro final de semana da Olimpíada do Rio pelo motivo oposto.
Imprensa internacional e publicações nas redes sociais destacaram momentos nos primeiros dias de competição em que os fãs locais "estão tratando esportes olímpicos como se estivessem em um Flamengo x Fluminense", como descreveu um texto da agência de notícias Reuters.
Seja na prática comum no Brasil de incentivar azarões, no grito já consagrado de "ôôô Zika" para Hope Solo, goleira da seleção feminina de futebol dos EUA, ou nas vaias contra rivais brasileiras no vôlei de praia, a torcida entrou com tudo no debate.
"Fãs estridentes brasileiros se fazem de surdos para o espírito olímpico", foi o título do texto da Reuters, assinado por dois repórteres no Rio de Janeiro e distribuído para todo o mundo.

Zagallo está internado em hospital do Rio de Janeiro






 O ex-jogador e  técnico Zagallo está internado no hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele participou do revezamento da tocha olímpica na última quinta-feira mesmo com a saúde debilitada. Ele recebeu a tocha das mãos de Carlos Alberto Parreira e foi conduzido de cadeira de rodas por seu filho Cesar. 
 O Velho Lobo tinha passado por uma internação no mesmo hospital para tratar de um problema no estômago. A publicação diz que Zagallo passou 15 dias internado e se alimentou por uma sonda em casa, com o auxílio de uma equipe médica.

Tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo está com 84 anos e foi o comandante da equipe brasileira que ficou com o bronze olímpico nos Jogos de Atlanta, em 1996.

sábado, 6 de agosto de 2016

Excitando sua mente


Nova “pílula da inteligência” acaba de ser lançada no Brasil. Este pode ser o estimulante cerebral mais poderoso do planeta? 
Os especialistas confirmam que as pessoas só usam 10% da capacidade de seus cérebros. E se existisse uma pílula capaz de desbloquear os outros 90%? Testes clínicos mostraram que os ingredientes desta pílula podem estimular o poder do cérebro, aguçar a mente e aumentar exponencialmente os níveis de energia. 
Nos Estados Unidos, a pílula tem dado muito o que falar e tem sido usada por empresários de sucesso e cientistas conhecidos. Alguns afirmam que a pílula dá uma vantagem injusta aqueles que a ingerem, e querem proibir o suplemento. Nos Estados Unidos, os alunos das melhores universidades, como Harvard e Stanford, confirmam que usam este suplemento diariamente para aumentar seu desempenho.
O suplemento tem maior efeito em homens de 18 a 40 anos, devido à reação dos ingredientes com um gene chamado NRXN3, presente exclusivamente no DNA masculino. A maioria diz que há um aumento dos seus níveis de capacidade de memória, super concentração e energia elevada. Alguns usuários também mostram um diminuição dos níveis de estresse associados ao alto volume de trabalho.

 









O nosso espaço em destaque


A NASA divulgou nesta semana um vídeo que flagra o momento em que um cometa  se desloca em rota de colisão com o Sol.
As imagens foram captadas entre 3 e 4 de agosto de 2016, quando o telescópio do Solar and Heliospheric Observatory (SOHO - sigla em inglês) estava focado na estrela do Sistema Solar
Conforme avaliação de cientistas da NASA, a velocidade do asteroide passava do dois milhões km/h, mas o Sol rechaçou o que os astrônomo classificaram de "ataque".

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Olímpiadas 2016


As Olímpiadas no Rio é o maior evento do mundo em 2016 e para começar bem. Veja as dez atletas que já posaram nuas para a tradicional publicação ESPN Body Issue:
atletas-olimpicas-nuas

1. Khatuna Lorig – Arco e Flecha
Khatuna Lorig - Arco e Flecha-nua
2. Natalie Coughlin – Natação
Natalie Coughlin - Natação-nua
3. Paige Selenski – Hóquei na Grama
Paige Selenski - Hoquei na Grama - nua
4. Christen Press – Futebol
Christen Press - Futebol - nua
5. Elena Delle Donne – Basquete
Elena Delle Donne - Basquete - nua
6. April Ross – Vôlei de Praia
April Ross - Volei de Praia - nua
7. Nzingha Prescod – Esgrima
Nzingha Prescod - esgrima - nua
8. Aly Raisman – Ginástica Artística
Aly-Raisman-ginasta-nua
9. Carly Booth – Golfe
Carly-Booth1-golfe-nua
10. Emma Coburn – Atletismo
Emma Coburn - Atletismo-nua

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O perigo dos copos descartáveis


Pesquisadores baianos perceberam que 20% dos peixes coletados nas praias de Salvador apresentam amostras de pellets, uma micropartícula do plástico. A situação é tão preocupante que já foram encontrados vestígios desses pellets na composição da água da região.
Os copos mais procurados do mercado têm capacidade para 200 ml, pesa aproximadamente 2 g e custa R$ 0,02 (dois centavos), cada. O de 300 ml, que custa R$ 0,04, tem o tamanho mais parecido com o copo utilizado em casa e pesa aproximadamente 3 g.
Quantos cafezinhos ou chás você tomou hoje na empresa em que trabalha? E quantos copos d’água tomou? Quantos copos descartáveis utilizou? Muitas pessoas desconhecem os riscos que eles podem causar a médio e a longo prazo ao meio ambiente. O copo plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta.
Agora, faça as contas dos milhares de copos utilizados na sua empresa e veja como isso pode afetar o planeta que seus filhos e netos herdarão.
Se construíssemos uma torre com esses copos consumidos em 1 ano, daria uma altura de aproximadamente 36 m, o que corresponde a altura média de um prédio residencial de 13 andares. Imagine, então, todos os copos consumidos nas empresas em Salvador, no Brasil e no mundo?!

 



O que há na garrafa de água mineral?

 
Um dos maiores perigos para o consumidor é a água mineral "pirata" - que não foi fiscalizada pelos órgãos responsáveis e pode vir de fontes contaminadas por substâncias tóxicas ou microrganismos. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais lida todos os anos com casos de rotulagem inadequada. “As irregularidades mais encontradas são dados incorretos ou incompletos, como ‘Não contém glúten’”, explica Alessandra Alves Cury, especialista em Políticas de Gestão da Saúde da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais. Em 2015, um caso chamou a atenção. “Uma das indústrias solicitou o registro de água “diet”, conta. “Outro aspecto é o surgimento de produtos do tipo ‘Preparado Líquido Aromatizado’ e ‘Refrigerantes de Baixa Caloria’, que podem confundir o consumidor quanto à sua verdadeira natureza”, adverte ela.   A contaminação da água mineral em garrafas é preocupante emoutros países. A ONG americana Natural Resources Defense Council (NRDC) descobriu que amostras de duas marcas de água mineral estavam contaminadas por ftalatos, em um dos casos, excedendo os padrões para água potável da EPA, Agência dde Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Essas substâncias químicas – utilizadas para tornar os plásticos maleáveis, e que são encontradas em cosméticos e fragâncias, cortinas de chuveiro e até brinquedos de bebês. Elas são interferentes endócrinos, que bloqueiam ou imitam os hormônios humanos, afetando as funções normais do corpo.   Quando expostos a níveis muito elevados de ftalatos durante os períodos críticos do desenvolvimento, fetos masculinos podem sofrer malformação nos órgãos reprodutores, inclusive a ausência de descida dos testículos. Especialistas relacionam os ftalatos à baixa contagem de espermatozóides.   As garrafas de água mineral não contêm essa substância química, o que significa que os ftalatos detectados pelo NRDC provavelmente entraram na água durante o processo de engarrafamento, ou estavam presentes na fonte original (também já foram encontrados ftalatos em água da torneira).  Os problemas do plástico para a natureza   A maioria das águas minerais vem em garrafas de tereftalato de polietilenoAs garrafas, em geral, são seguras. Seu único problema é a durabilidade: o descarte indevido prejudica o meio ambiente porque o material não é absorvido pela natureza.”       Como armazenar e transportar galões e garrafas de água mineral   As altas temperaturas, no entanto, não são o único risco potencial; o local onde armazenamos as garrafas de água e outros itens que guardamos juntos no mesmo espaço também podem causar problemas. Muitas pessoas bebem água comprada em galão e deixada num carro quente, horas a fio. “A exposição ao sol, desta maneira, altera o equilíbrio químico, especialmente se for uma água mineral da fonte. Isso não tem a ver com a garrafa, mas com os componentes que já estavam na água quando ela foi recolhida.”



Origem dos jogos olímpicos


Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. 

Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Jogos Olímpicos e Política

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel.  A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

Fraude em licitações de ônibus pelo país

Documentos  evidenciam a existência de um esquema de fraude em licitações de transporte urbano que operou em ao menos 19 cidades de sete estados e do Distrito Federal com o objetivo de favorecer, principalmente, empresas de duas famílias – Constantino e Gulin.
Em alguns casos, os editais – que deveriam ter sido feitos pelas prefeituras – são redigidos pelos próprios empresários e advogados meses antes do anúncio oficial da licitação.
As informações põem sob suspeita licitações em Brasília e em cidades de Santa Catarina, Paraná, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.
De acordo com investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná, há documentos suficientes para indicar a existência de uma "organização criminosa muito bem estruturada" que fraudava licitações em diversas cidades do país.
“Elementos que foram apreendidos em várias cidades do Paraná, em Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal ainda estão sendo entregues. Nós já começamos a receber os elementos de quebras de sigilo bancário e fiscal. O volume de documentos é muito grande”, explicou a promotora Leandra Flores, do MP do Paraná. “Temos que analisar a coincidência desses grupos econômicos atuando de forma conjunta e concomitante em várias cidades”, declarou. Fonte G1.


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Hoje em dia Diploma não garante emprego

 Hoje em dia os profissionais formados são obrigados a  ignorar tudo o que aprenderam na faculdade e trabalhar em áreas completamente diferentes daquelas para as quais se formaram. Existem histórias de pessoas que jogaram os sonhos universitários para o alto e apostaram em outras oportunidades. Para  quem tem formação, mas não consegue uma oportunidade no mercado ou não está satisfeito com o que conseguiu é necessário pensar na falta de oportunidade, na crise e as vezes continuar o que já fazia antes.
Por exemplo, um jovem de 30 anos, formado em direito em 2013 e com especialização em gestão pública, ele prefere não largar a profissão de comerciante no setor alimentício, cargo que ele já exercia quando começou a estudar. Esse jovem  não quis exercer o direito não por falta de vaga, mas porque a remuneração de um advogado recém-formado é muito baixa e se mostrou inviável para ele. Como já era dono do próprio negócio, tinha uma renda média garantida, o dobro do que o mercado do direito oferece. Ele não quis arriscar. Já foi o tempo em que diploma era tudo, a economia do Páis vem forçando a quem sonha com dias melhores a mudar de ideia. No final vai existir muita mão de obra porém desvalorizada.