title Interativo

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ELETRÔNICA L5


Agora você já está pronto para calcular o valor ôhmico do resistor que deve ser conectado em série com um LED. É um resistor limitador de corrente

Exemplo: Um led requer uma corrente de intensidade de 10 mA e proporciona uma queda de tensão de 2 volts  enquanto está aceso. A fonte do exemplo fornece 9 volts. Qual deve ser a tensão entre os terminais do resistor limitador?
A resposta é 9V – 2V = 7V. Lembre-se que a soma das tensões sobre componentes em série deve ser igual à tensão da fonte de alimentação.
Agora, com relação a R1, temos duas informações: a intensidade de corrente que passa por ele (10mA) e a tensão que ele suporta (7V).
Para calcular sua resistência usamos a fórmula:
R1 = U ¸ I
Substituindo-se U e I por seus valores temos:
R1 = 7V ¸ 0,01A = 700W
Cuidado com as unidades!
A fórmula deve ser aplicada com as grandezas resistência, tensão e intensidade de corrente elétrica medidas nas unidades fundamentais que são, respectivamente, ohm (), volt (V) e ampère (A). No caso, os 10 mA devem ser convertidos para 0,01A, antes de se fazer a substituição.
 O valor obtido, mediante cálculo, para R1 foi de 700. Qual o valor mais próximo que deve ser selecionado entre os indicados nos padrões E12 e E24?
Resistores de 680W , 750W e 820W são os mais prováveis. 680W é a escolha óbvia. Isso acarretará uma corrente ligeiramente maior que os 10 mA através do LED (e do próprio resistor R1!) mas, a maioria dos LEDs não serão danificados pois podem suportar até cerca de 20 mA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário