title Interativo

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Oposição vence votação para comissão de impeachment

A oposição venceu a primeira quebra de braço com o governo na tramitação do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Por 272 votos a 199, os deputados decidiram que 39 dos 65 parlamentares que irão compor a comissão especial que analisará o pedido de afastamento da presidente serão de uma chapa protocolada pelos oposicionistas. A chapa derrotada, composta por 49 integrantes indicados pelos líderes partidários, era defendida pelo governo - os deputados indicados pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani, por exemplo, eram todos alinhados à gestão petista, o que levou a um racha dentro do partido.
Caso haja 342 votos pela abertura do processo, de um total de 513, a presidente será afastada temporariamente por até 180 dias, enquanto o Senado decide seu destino.
"O governo acabou. Começa agora o fim do governo Dilma", afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, um dos maiores desafetos da presidente.
Para evitar que o processo chegue ao Senado, Dilma precisará de um mínimo de 171 votos entre os deputados. Na votação desta terça, vista como uma espécie de prévia inesperada, o governo obteve 199, número que, logo, seria suficiente para barrar o afastamento.


Nenhum comentário :

Postar um comentário