title Interativo

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Inicio de réveillon com incêndio no Rio de Janeiro

Um incêndio destruiu na noite desta quinta-feira (31) um apartamento próximo à praia de Copacabana, zona do sul Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas aguardam a chegada do Ano Novo.

O Corpo de Bombeiros confirmou que as chamas atingiram por volta das 21h o imóvel do 7º andar do Edifício Yomar, localizado no número de 271 da Rua Djalma Ulrich.
O prédio residencial foi rapidamente evacuado assim que as chamas foram detectadas por volta. "Caíram pequenos estilhaços de vidro na rua, mas ninguém parece ter se ferido".
O trânsito da rua, que estava interditado por conta das comemorações do Ano-Novo, foi parcialmente liberado para a chegada dos bombeiros. O fogo teria sido debelado por volta das 22h.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Celular completa 25 anos de sua chegada ao Brasil

 Muita coisa pode mudar em um país durante um período de 25 anos, e a tecnologia está embutida neste ritmo de transformação.
Foi assim com o celular, que aportou no Brasil exatamente no dia 30 de dezembro de 1990. Nessa data os aparelhos começaram a funcionar no Rio de Janeiro, com capacidade para apenas 667 terminais.
Opiniões

Em um período de 25 anos, o celular no Brasil passou a ser mais do que um simples aparelho para se transformar em uma espécie de termômetro social.
Essa constante mudança de comportamento não parou. Na avaliação do diretor da agência de comunicação digital Enkem, David Reck, os brasileiros, hoje, passaram a ignorar as características de o aparelho ser apenas um "celular", e querem, cada vez mais, a incorporação de um computador neles.        
"Houve uma revolução nos meios de comunicação nos últimos anos e, com certeza, o celular foi um dos precursores disso tudo", afirma o diretor da E-Net Security e autor do livro “Manual do Detetive Virtual”, Wanderson Castilho.


Ximbinha fala sobre show de despedida da Banda Calypso.

O músico Ximbinha desabafou sobre o último show da banda Calypso, nesta quinta-feira (31), no Réveillon de Macapá (AP). O guitarrista lamentou sua ausência na despedida do grupo. A apresentação de despedida da Calypso foi marcada em outubro. Na época, a assessoria da banda confirmou a presença de Joelma, mas não a do guitarrista (que ainda usava o nome artístico Chimbinha). A cantora fará o último show do grupo e iniciará a carreira solo na mesma noite. Ximbinha  divulgou o primeiro show da XCalypso, banda da qual faz parte com a cantora Thábata Mendes, no próximo domingo, no aniversário de Ananindeua (PA). O músico se apresentou com a Calypso pela última vez em 4 de outubro, em Teresina (PI). No show, foi hostilizado por fãs que atiraram objetos nele e ficou distante de Joelma por decisão judicial. A cantora cumpriu a agenda da banda após a saída de Ximbinha, porém omitindo o nome Calypso...

Nilson Rocha - Memória do rádio itabunense

Passados 33 anos. Quinta-feira, 30 de Dezembro de 1982, a cidade foi tomada de uma notícia triste. Os ouvintes  da Rádio Jornal foram surpreendidos.  Morria naquele dia o narrador Nilson Rocha”. Ele foi vítima de  infarto fulminante . Marciano Rocha Brito, o popular “Nilson Rocha”, que veio de Itapetinga foi considerado como um dos melhores narradores esportivos do rádio itabunense. Provido de uma  voz grave média e uma comunicação agradável ele narrava com muita emoção e se inspirava no  Jorge Cury, que foi  narrador esportivo da rádio Globo.  Nilson Rocha se destacou na Rádio Jornal, que na época era dirigida por Waldenir Andrade, que muito sentiu o falecimento do seu companheiro .   o "Show da Tarde"- foi o seu último trabalho na RJ onde obteve grande audiência. 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Anvisa libera vacina contra dengue

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou nesta segunda-feira (28) a comercialização da primeira vacina contra a dengue registrada no Brasil: a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur. A vacina, no entanto, promete eficácia global de apenas 60% e são necessárias três doses, aplicadas com intervalos de seis meses, para que o efeito seja atingido completamente -- o que dificulta a adesão.A taxa de 60% de imunização - média para os quatro tipos de dengue - também é considerada baixa pelos especialistas, já que outras vacinas, como para a febre amarela, por exemplo, têm eficácia de mais de 90%. A vacina também tem mais efeito em quem já teve o contato com um dos sorotipos do vírus da dengue. Vale lembrar que a vacina não protege contra os vírus chikungunya e zika.
O medicamente é indicado para pessoas entre nove e 45 anos e que moram em áreas endêmicas. A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus.

Ciro Sales - Aniversariante do dia

 - 
Atualmente na Rádio Jornal de Itabuna. Jaciro Sales completando hoje 56 anos, continua seu trabalho social em prol dos carentes que são desassistidos pelo poder público.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Edmo Zarife - Memória do rádio

16 anos depois...

27 de dezembro de 1999, o radialista Edmo Zarife, morreu aos 59 anos, vítima de problemas cardíacos. 
Zarife é autor do bordao "Brasil", criado na Copa do Mundo de 1970, no México, época em que ele participava de transmissões dos jogos da seleçãqo brasileira. O bordao virou um marco no rádio, e é usado em narrações de partidas de futebol de times do Rio até hoje. O locutor trabalhou na Rádio Globo  32 anos. Um fato curioso, o radinho de pilha de Zarife foi colocado sobre o caixão.

AFASTE-SE DE PESSOAS QUE LHE FAZEM SENTIR-SE MAL

Pessoas que são egocêntricas, manipuladoras, interesseiras, arrogantes, rancorosas, amarguradas, mal amadas, invejosas ou fracassadas, que não conseguem ver o sucesso ou a felicidade alheia. Enfim, pessoas sombrias que minam os relacionamentos e amizades com intrigas, críticas excessivas, falta de consideração e respeito pelo outro e abusos verbais ou físicos. Pessoas muito perigosas de se conviver.
Essas pessoas tóxicas acabam, de alguma forma, nos envenenando. Direta ou indiretamente, acabamos agindo por influência delas, seja com atitudes ou omissões. Muitas vezes acabamos agindo por impulso para evitar essas pessoas, ou, na pior das hipóteses, acabamos agindo da mesma forma. São pessoas nocivas, intoxicando nosso comportamento e nos levando a agir e a tomar decisões que, em outras circunstâncias poderiam ser completamente diferentes.
São tóxicas, porque conseguem despertar o que há de pior dentro de nós, não apenas no sentido de maldade ou crueldade, mas no sentido de perdermos a identidade, a autonomia, a energia, a iniciativa e o poder de decisão. Ficamos estagnados, hipnotizados, paralisados. São verdadeiros vampiros, sem Luz própria, que consomem nossa energia vital, que exploram e manipulam pessoas de acordo com os seus interesses e vivem às custas da energia dos outros para se sustentarem.
Tóxicas são aquelas pessoas que sabem tudo a respeito da vida das outras pessoas, mas não conseguem administrar a própria vida. Sabem dar conselhos como ninguém tem um discurso lindíssimo para o mundo lá fora, mas que, na vida pessoal, nos bastidores, na vida íntima, são pessoas frustradas, isoladas, verdadeiras ilhas no meio da sociedade, que não tomam para si os próprios conselhos.
Sabem olhar de fora, apontar defeitos, problemas, erros. Mas não sabem participar, não conseguem enxergar os próprios problemas ou defeitos. Apontam os erros alheios para, de certa forma, esconder os seus próprios. São os “sabe-tudo” e só a sua forma de pensar é que está certa. Não suportam ser contrariados e confrontados. Quando o são, perseguem a pessoa até “livrarem-se” dela ou então se vingam. Seu ego é superlativo para compensar a sua extrema falta de Amor-Próprio. Usam as pessoas conforme seus interesses e, quando estas discordam de suas ideias, são descartadas e eliminadas, sem a menor consideração.

Fazer a Escolinha foi uma homenagem de amor

A carreira de Bruno Mazzeo começou cedo. Aos 14 anos já escrevia esquetes para “A Escolinha do Professor Raimundo”, da qual seu pai, Chico Anysio, era protagonista. Aos 21, começou a roteirizar para um sucesso cômico da Globo, o Sai de Baixo. A partir daí, nunca mais parou. Hoje, tocando projetos paralelos, ele se divide entre o roteiro de uma série para o canal, um papel na novela das nove, um longa metragem e seu maior desafio “afetivo” até agora: encarnar o Professor Raimundo no remake da Escolinha que está no ar na Globo.

Reticente ao convite, no início, o ator e escritor acabou aceitando o papel depois de conversar com amigos. “Passavam vários filmes na minha cabeça, como por exemplo, quando eu ia ver o meu pai, eu pequeno na gravação”.

Apesar de toda a carga afetiva por desempenhar o papel, o Professor Raimundo não é o seu personagem favorito entre os que marcaram o trabalho de seu pai. Ele prefere o Justo Veríssimo, um político corrupto: “Ele seria aliado do Eduardo Cunha, do Renan Calheiros e do Jader Barbalho, entendeu? Nada mais atual do que o Justo Veríssimo. Acho que esse personagem é uma preciosidade. Justamente por escancarar essa crítica”.

Humor e crítica, aliás, andam juntos, segundo Mazzeo. “Para mim, essa é uma das funções do humor: chamar a atenção para o que está errado, denunciar”.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Igreja terá que indenizar pastor obrigado a fazer vasectomia

A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça paulista condenou Igreja Universal do Reino de Deus a indenizar um pastor e sua família, agredidos e expulsos de casa sob acusação de apropriação indevida de valores. O pastor teria ainda sido obrigado a se submeter à cirurgia de vasectomia como condição para exercer o ministério. O pastor e seus familiares receberão R$ 150 mil a título de danos morais.

As informações foram divulgads no site do Tribunal de Justiça de São Paulo (Apelação nº 0076052-11.2008.8.26.0114)
De acordo com o processo, o pastor e os familiares teriam sido retirados à força do imóvel após participarem de reunião com bispo da igreja. A ação indenizatória foi julgada parcialmente procedente, razão pela qual a instituição recorreu.
Ao julgar o recurso, o desembargador Erickson Gavazza Marques entendeu presentes “os elementos que comprovavam a prática de atos ilícitos” e manteve a condenação, mas reduziu o valor arbitrado em primeira instância – a sentença havia determinado pagamento de R$ 500 mil a cada autor.
“Restando demonstradas nos autos as injustas agressões praticadas pelos prepostos da requerida (Universal), bem como a imposição de vasectomia a seus pastores, presentes estão os elementos essenciais da obrigação de indenizar, sendo que o desfecho da presente ação não poderia ser outro, senão o acolhimento do pedido de reparação pela ofensa moral experimentada pelos autores. Considero adequada a redução do quantum indenizatório, a título de danos morais, para o montante de R$ 50 mil para cada um dos autores”, concluiu o magistrado.
Gavazza Marques determinou, ainda, a remessa dos autos ao procurador-geral de Justiça para apuração de eventual prática de esterilização generalizada praticada pela igreja.
Os desembargadores Mônaco da Silva e James Siano também participaram do julgamento. Postagem: MSN

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Ventilador e ar condicionado, podem sumir.


Os ventiladores e aparelhos de ar-condicionado podem estar com os dias contatos. Isso no que depender de um grupo de estudantes do IAAC (Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha), um dos mais bem-conceituados do mundo. Eles desenvolveram um novo tipo material que interage com a temperatura atmosférica.
A cerâmica de hidrogênio promete resfriar o ambiente em dias de calor e isolar o frio nos dias de inverno.
Batizada de hidrocerâmica, o material é formado por bolhas de hidrogel (insumo tecnológico com capacidade de absorver até 400 vezes sua massa em água) que interagem com o meio ambiente.
A cerâmica pode ser ‘carregada’ por água. Em dias de calor, o líquido evapora refrescando o ambiente interno. Em sentido oposto, quando chove e a temperatura torna-se mais amena, as bolhas de hidrogênio são carregadas novamente de água e isolam a friagem.
O produto ainda é um conceito e não tem previsão de chegar ao mercado.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Novos vírus podem se espalhar pelo ambiente urbano

Virologista estuda o mayaro, que causou surto em Goiás. Novos vírus podem se espalhar pelo ambiente urbano, diz cientista  

A epidemia de zika trouxe o medo da microcefalia e de complicações neurológicas e a certeza de que as chamadas doenças da floresta se tornaram uma ameaça concreta para as cidades. Em seu laboratório no Instituto Evandro Chagas, em Ananindeua, no Pará, o virologista Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, cuja equipe comprovou a relação entre o zika e a microcefalia, finaliza, entre outros, um estudo sobre o mayaro, vírus aparentado com o chicungunha e que causou um surto este ano em Goiás. O mayaro é transmitido pelos mosquitos silvestres Haemagogus.
— É um vírus importante. Estudos de laboratório revelaram que ele se adapta bem ao Aedes aegypti. Ele merece atenção porque pode se urbanizar — observa Vasconcelos.

Considerado um dos maiores caçadores de vírus do mundo, Pedro Vasconcelos há anos alerta para os riscos da mistura explosiva de intensificação do mau uso da floresta, falta de controle de insetos transmissores e mudanças climáticas. É essa combinação que torna possível a emergência de doenças como a do zika. Outro vírus que não pode ser desprezado é o oropouche.
— Ele causa surtos com frequência e está urbanizado. Nosso único alívio é que ainda não se mostrou transmissível até agora pelo Aedes nas cidades. Seu vetor é o maruim (Culicoides paraensis), um tipo de mosca hematófaga. Já tivemos epidemias recentes este ano no Brasil — observa ele.
Postagem: Blog do Jonildo.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Opinião de FHC


O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que o impeachment de um presidente não é um processo apenas jurídico, mas que também envolve questões políticas.
Em reunião com lideranças e governadores de seu partido em Brasília, FHC argumentou que há elementos jurídicos suficientes para o impedimento da presidente Dilma Rousseff, assim como uma "paralisia" no governo que exige "ação" de partidos políticos. Questionado sobre a atual situação política, FHC disse que lhe parece que "o clima atual é de que o governo está muito paralisado". Lideranças do partido estudam a apresentação de uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para questionar se Dilma poderia utilizar a estrutura física do governo para fazer reuniões em defesa do seu mandato, caso de reunião recente em que ela recebeu juristas contrários à tese de seu impeachment. Dilma é alvo de um pedido de impedimento em análise na Câmara. O pedido foi aceito pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e chegou a ser eleita uma chapa --composta por oposicionistas e dissidentes da base aliada-- para integrar a comissão especial que analisará a abertura do processo de impeachment.

Porque você deve substituir o óleo de cozinha por banha

Nos últimos 60 anos os “especialistas” nos fizeram acreditar que os óleos vegetais eram extremamente saudáveis e muito mais seguros. Segundo o Dr. Rondó, especialista no assunto “Diziam também que a banha de porco deveria ser banida de uma vez por todas da nossa alimentação. Quanta bobagem! Até as primeiras décadas do século 20 todo mundo cozinhava usando a banha de porco sem nenhum tipo de questionamento.”

Veja só mais alguns mitos relacionados à banha de porco. Sinceramente eu espero que eles mudem os seus conceitos sobre este alimento:
Ótima para cozinhar:  O óleo que usamos todos os dias para cozinhar, quando aquecido em demasia, contém um grande número de compostos que são tóxicos para a saúde, tais como radicais livres, que são cancerígenos, quando consumido por um longo tempo. A banha, no entanto, atinge a temperatura certa para fritar alimentos muito mais rápido, por isso vai cozinhar mais rapidamente e a comida acaba sendo muito mais saudável.
Banha de porco causa doenças cardiacas?  Enquanto a gordura animal é saudável para as suas artérias, sobre os óleos vegetais não podemos dizer o mesmo. Segundo um estudo de longa duração envolvendo 458 homens que sofreram ataque cardíaco ou angina, os indivíduos que substituíram gorduras animais por óleo vegetal, tiveram o dobro de mortes quando comparados com homens que consumiram gordura animal.
Nutritiva: A banha contém principais nutrientes que são benéficos para a saúde, como vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Uma coisa notável é que ela é isenta de açúcar, tornando-a excelente para as pessoas com diabetes; também contém uma baixa quantidade de sódio.
Saudável para o coração: Não há nenhum problema em relação à gordura saturada animal, como se pregou. Só que a banha não é gordura saturada pura. Esse é outro mito feito pela indústria dos óleos vegetais para descredenciar essa gordura. Na verdade, a banha tem uma composição perfeitamente balanceada com cerca de 40% de gordura saturada e 45% de gordura monoinsaturada.
Boa contra a depressão: A banha é rica em ácido oleico, uma gordura cujo consumo está diretamente relacionado ao menor risco de depressão. Ao comer banha de porco, ou cozinhar alimentos nele ou preparações culinárias, você vai dar ao seu corpo este ácido que evitará que sofra deste distúrbio.
E falando de gorduras, banha de animais criados soltos, pastoreando, são riquíssimos em ômega 3.
O diabético, que pela sua própria condição é mais vulnerável a problemas vasculares deve, portanto, evitar os excessos de gordura na alimentação. É bom esclarecer, porém, que nem todas as gorduras são igualmente “perigosas”. As mais prejudiciais são as de origem animal: banha de porco, toucinho, bacon, manteiga, creme de leite, maionese; são as chamadas “gorduras saturadas”, ricas em colesterol ou que aumentam a sua produção pelo nosso organismo.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Cristina Kirchner se despede da presidência


Cristina Kirchner disse adeus nesta quarta-feira a seus oito anos como presidente da Argentina e aos 12 de kirchnerismo no poder, em um emotivo evento em frente à Casa Rosada, diante de dezenas de milhares de militantes reunidos na Praça de Maio, que acompanharam seu último e emotivo discurso.
"Obrigado por tanta felicidade, obrigado por tanta alegria, por tanto amor. Amo vocês, tenho vocês em meu coração e sempre vou estar ao seu lado", disse Cristina, com a voz rouca, sobre um palco envolvido com a bandeira da Argentina, em frente à praça lotada de militantes kirchneristas que se reuniram para se despedirem da presidente.
"Só peço que aqueles que nos sucederão, por império da vontade popular, também possam, dentro de quatro anos, em uma praça como esta, olhá-los nos olhos", disse Cristina.
Fiel a seu estilo até o último minuto, a presidente não se esquivou em seu discurso da forma conflituosa com a qual encerra seu governo e na qual se inicia nesta quinta-feira o do até agora opositor Mauricio Macri.







Venezuela é o país com maior inflação do mundo

A Venezuela fechará 2015 "com a maior inflação do mundo", em torno de 160 por cento. Lá o que se vê é uma situação social na qual os problemas econômicos estão levando a uma grande vontade de mudança. Os indicadores são: déficit fiscal de dois dígitos, a inflação mais alta do mundo, desabastecimento de produtos básicos, escassez de divisas extrema, desconexão total com a economia internacional. Claramente é um momento no qual são necessárias grande mudanças para restabelecer certa normalidade. No entanto a Venezuela "pode sair por si só" da crise, sem ter de recorrer a ajuda internacional, já que não acumula uma "grande dívida" e seus problemas se derivam de "uma situação interna de excesso de despesas financiadas por emissão primária (banco central)", à qual se acrescentou a abrupta queda do preço do petróleo. Na Venezuela existe um sistema de controle de mudanças desde 2003 que impede o livre acesso às divisas e obriga particulares e empresas a canalizarem seus pedidos através de vários mecanismos. Este controle cambial abriu caminho para um mercado paralelo, no qual o preço do dólar quintuplica a taxa de câmbio oficial, um dos fatores que está por trás da elevada inflação que afeta o país, segundo analistas políticos e financeiros. 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Oposição vence votação para comissão de impeachment

A oposição venceu a primeira quebra de braço com o governo na tramitação do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Por 272 votos a 199, os deputados decidiram que 39 dos 65 parlamentares que irão compor a comissão especial que analisará o pedido de afastamento da presidente serão de uma chapa protocolada pelos oposicionistas. A chapa derrotada, composta por 49 integrantes indicados pelos líderes partidários, era defendida pelo governo - os deputados indicados pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani, por exemplo, eram todos alinhados à gestão petista, o que levou a um racha dentro do partido.
Caso haja 342 votos pela abertura do processo, de um total de 513, a presidente será afastada temporariamente por até 180 dias, enquanto o Senado decide seu destino.
"O governo acabou. Começa agora o fim do governo Dilma", afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, um dos maiores desafetos da presidente.
Para evitar que o processo chegue ao Senado, Dilma precisará de um mínimo de 171 votos entre os deputados. Na votação desta terça, vista como uma espécie de prévia inesperada, o governo obteve 199, número que, logo, seria suficiente para barrar o afastamento.


sábado, 5 de dezembro de 2015

Policiais presos por aceitar propina

Dois policiais militares do Rio foram presos administrativamente e responderão a inquérito na Corregedoria após serem flagrados, em vídeo, aceitando propina de R$ 50, para liberar um motociclista.

A assessoria de imprensa da PM não revelou os nomes dos policiais, mas informou que os dois são sargentos, foram identificados e estão presos administrativamente.

"A Corregedoria Interna está apurando de forma rigorosa o caso e instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM). Os policiais serão submetidos também a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que julgará a exclusão deles da corporação", disse a PM, em nota.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Colapso de água em Itabuna

Carros Pipa Emasa 2
O prefeito Vane decretou estado de emergência em razão da estiagem que se prolonga por quatro meses no município e o nível do rio está tão baixo que dificulta a  captação da água 
Fato como este ocorreu em 1995, quando a população chegou a consumir água salgada.
Estamos em  dezembro e ainda não choveu. Contudo só resta agora os carros pipas, que cobram em média  R$ 150,00. Para compensar a falta de água.

O que você precisa saber sobre impeachment

 Veja abaixo mitos e verdades sobre o processo de impeachment.
O que leva ao impeachment?
Para que o pedido de abertura de impeachment tenha consistência, devem existir provas de que o mandatário cometeu algum crime comum (como homicídio ou roubo) ou crime de responsabilidade –que envolve desde improbidade administrativa até atos que coloquem em risco a segurança do país, explicitados na lei 1.079.
O segundo colocado nas eleições assume?
Não. Segundo a Lei 1.079/50, caso o processo de impeachment seja julgado e considerado procedente, quem assume é o vice, no caso, Michel Temer (PMDB-SP), que permanece até o fim do mandato. Caso o vice também seja afastado ainda durante a primeira metade do mandato, serão convocadas novas eleições. Caso ele seja afastado a partir da segunda metade do mandato, as eleições são indiretas, no caso, apenas os membros do Congresso Nacional podem votar nos candidatos. Enquanto as eleições acontecem, quem assume é o terceiro na linha sucessória, o presidente da Câmara dos Deputados, atualmente o peemedebista Eduardo Cunha.
Qualquer pessoa pode pedir o impeachment do presidente?
Sim. Qualquer pessoa pode encaminhar ao Congresso Nacional uma denúncia de crime de responsabilidade, o que inclui políticos como parlamentares. No entanto, cabe ao presidente da Câmara dos Deputados julgá-la procedente e abrir uma comissão especial para analisar o pedido.
O pedido de impeachment pode ser feito via abaixo-assinado?
Não. A denúncia por crime de responsabilidade precisa ser feita por uma pessoa física e deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem. No caso do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, o processo durou cerca de sete meses, desde a instalação da comissão parlamentar mista de inquérito, em 1º de junho de 1992, até a renúncia de Collor, em 29 de dezembro de 1992.
Impeachment leva a uma nova eleição direta?
A única possibilidade de ocorrer uma nova eleição é se, além do presidente, o vice também for afastado ainda na primeira metade do primeiro mandato. Enquanto a eleição é convocada, no entanto, quem assume é o presidente da Câmara dos Deputados.
Impeachment pode ser decidido por voto popular?
Não. Quem recebe a denúncia e avalia se ela será transformada em processo e encaminhada aos parlamentares é o presidente da Câmara dos Deputados. 
CPI pode aprovar impeachment?
Não, a Comissão Parlamentar de Inquérito não tem o poder de decidir pelo impeachment. Quem recebe a denúncia e avalia se ela será transformada em processo e encaminhada aos parlamentares é o presidente da Câmara dos Deputados. 
Qual a diferença entre impeachment e cassação?
Impeachment é o processo que envolve a cassação do mandato de um político do Executivo, tornando-o inelegível por oito anos. Já a cassação envolve a perda do mandato e pode resultar na inelegibilidade, como nos casos em que o político é cassado com base na Lei da Ficha Limpa. O impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor foi aprovado por 441 dos então 509 deputados em 29 de setembro 

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Romário se contradiz sobre conta na Suíça

senador Romário (PSB-RJ) caiu em contradição ao explicar a suposta existência de uma conta no banco suíço BSI. Ele admite ter sido dono, de fato, de uma conta no banco BSI. Quando  jogava na Europa. Em uma publicação no Facebook, no dia 31 de julho, Romário disse que o banco tinha admitido que ele "nunca tivera vínculo com a instituição". O documento divulgado pelo BSI na ocasião atestou que uma conta citada pela revista "Veja", em julho, não era sua naquele momento. Mas o BSI não especificou, à época, se o senador já fora correntista em outro momento. Romário ainda negou que atualmente seja titular de conta no BSI. Em resposta a um comentário no Facebook, o senador afirmou que deseja que o Ministério Público suíço envie "todo o histórico". Em um ofício enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR)  o senador pede que seja averiguado se já houve alguma movimentação na conta citada. A existência de uma suposta conta, ainda em atividade e com saldo equivalente a R$ 7,5 milhões, foi revelada em julho pela revista "Veja". Após o episódio, o senador foi à Suíça e ironizou a situação, se dizendo "chateado" por não ser o dono da conta.

Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,suica-contradiz-romario-e-diz-que-nao-investigou-falsificacao-de-extrato,10000003515
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,suica-contradiz-romario-e-diz-que-nao-investigou-falsificacao-de-extrato,10000003515
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter