title Interativo

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Como recuperar celular que caiu na água

Deixar cair um celular na água, seja um vaso sanitário, uma piscina ou uma pia, não é sinônimo de morte certa do telefone. Existem  truques que podem recuperar.
Com o telefone  encharcado, o primeiro passo é tentar manter a calma e retirar o aparelho do líquido o mais rápido possível.
É preciso desligar o aparelho. "A água que consumimos, mesmo contendo baixa quantidade de sais minerais, pode conduzir eletricidade, causando um curto-circuito nos componentes eletrônicos da placa do celular". Mesmo assim, o processo não é garantido, já que a água pode ter entrado em contato com os chips eletrônicos, e mesmo que o celular esteja desligado, acaba os oxidando.
Depois, o usuário deve retirar a bateria (se ela for removível), chip, cartão de memória e qualquer outra parte removível. O próximo passo é tirar o excesso de água com um pano que não deixe resíduos.
Há quem pense que deixar o aparelho exposto ao calor do sol ou usar o secador de cabelos são métodos eficientes para remover a água do dispositivo. A alta temperatura pode danificar ainda mais o circuito e o visor do celular. 
Outro procedimento indicado para eliminar a umidade é colocar o dispositivo em um saquinho com arroz ou sílica gel. "O uso de sílica resolve na maioria dos casos.
Entretanto, há quem diga que a estratégia realmente funciona. No ano passado, a empresária paulista Laís Nogueira derrubou seu iPhone 4S na piscina. "Foi um desespero, sequei com um pano e o deixei em um saco de mercado com arroz por dois dias. Deu certo e o aparelho funciona até hoje", explica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário