title Interativo

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Quem paga as viagens de Lula? Ministério Público quer saber.


Com o governo Dilma Rousseff ladeira abaixo, empurrado pela repercussão da Operação Lava Jato e pela economia em queda livre, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no final de agosto, que estava de volta à lida. “Voltei a voar”, disse Lula. Mas, na verdade, o ex-presidente jamais “desembarcou” de sua atuação política e de vendedor de suas ideias sobre o país.
Os detalhes dessa sua intensa agenda de viagens nacionais e internacionais nos últimos anos estão em fase final de coleta de informações na investigação sigilosa que ocorre no Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal do Distrito Federal.
Enquanto Lula abre suas asas sobre o país, o MPF-DF ajusta o radar exatamente na direção dele. Os procuradores querem saber quem paga a conta do sobrevoo continental do ex-presidente e suas consequências.
Levantamento do Instituto Lula aponta que, de 2011 a 2014, ele não economizou tempo e presença visitando boa parte do planeta. A maratona aérea teve 174 reuniões, nas quais Lula se encontrou com 107 chefes de Estado, autoridades, empresários e dirigentes de organismos multilaterais e organizações sociais, 63 deles no Brasil e 111 no exterior.
Neste período, Lula amealhou 28 títulos e tem uma lista de mais 65 outorgados a receber. Contando a despesa com passagens aéreas somente de 2013, 2014 e 2015, o ex-presidente gastou, a preços de classe econômica, cotados nesta semana em empresas aéreas, cerca de 38.000 – o que chega a cerca de 152.000.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Porque o alta do dólar afeta nossa vida?

Em uma reação em cadeia, o dólar tem impacto direto e indireto sobre o preço de produtos do cotidiano de gente comum.
A padaria é um exemplo desse fenômeno. Nada menos que 95% do custo de produção do pãozinho vem da farinha de trigo, boa parte dela importada de outros países, como Argentina, Uruguai e Paraguai – e a moeda de transação para os negócios globais é inevitavelmente o dólar. Para o padeiro que tira o lápis de trás da orelha e coloca as contas no papel, a lógica é simples: aumenta o valor do dólar, aumenta o preço do pão – e do sanduíche, do pão doce, do pão de queijo, do salgadinho… Praticamente tudo o que é vendido em uma padaria fica mais caro no momento do tal “nervosismo dos mercados” – como o que viveu o Brasil ao longo da última semana, quando o dólar passou de 4 reais, marca que nunca tinha sido ultrapassada desde a criação do real.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), Claudio Zanão, o Brasil consome mais ou menos 10 milhões de toneladas de farinha de trigo por ano, das quais apenas metade é de produção nacional. E a farinha nacional não pode ser usada sozinha. Considerada de qualidade inferior, ela precisa ser misturada com a estrangeira para o pão sair como a clientela gosta.
A Abimapi, que representa a indústria de praticamente todos os produtos feitos com trigo, calcula, com base nesse último salto do dólar, um acréscimo de 5% no preço oferecido às redes supermercadistas – de fevereiro a março, já tinha ocorrido um aumento de 8%, também por influência do câmbio e dos reajustes nas contas de energia e água. “Cada empresa faz o seu planejamento. Algumas têm produto em estoque e demoram mais para repassar o preço para ganhar mercado. Outras, que comem da mão para a boca, precisam repassar o aumento com mais urgência para não quebrar”, afirma Zanão.

Comissão aprova definição de família como união entre homem e mulher



 Em reunião tumultuada, a comissão especial que discute o Estatuto da Família na Câmara dos Deputados aprovou  o texto principal do projeto, que define família como a união entre homem e mulher. A comissão aprovou o relatório por 17 votos favoráveis e 5 contrários, mas quatro destaques ao texto ainda precisam ser aprovados.

Os deputados chegaram a iniciar a discussão dos destaques, mas não foram concluídos porque as votações no plenário da Câmara foram iniciadas.
De acordo com o regimento interno da Casa, nenhuma comissão pode votar projetos e destaques simultaneamente ao plenário. Assim, os destaques devem ser apreciados em uma próxima reunião.
Após a conclusão da votação, a regra é que o projeto siga para o Senado sem necessidade de ser votado pelo plenário da Câmara. Porém, deputados ainda podem apresentar recurso para pedir que o texto seja votado pelo plenário antes de ir para o Senado.
“Mais uma vez a família venceu, este projeto vem num momento bastante oportuno. Nunca a principal instituição da sociedade e o matrimônio foram tão atacados como nos dias atuais”, afirmou o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD/RJ).

Nova arma contra estupros


Um pingente com uma pedra preciosa e um microchip é a nova arma para o combate às agressões sexuais na Índia, onde foram registrados mais de 100 casos por dia no ano passado. Projetado por cinco jovens engenheiros indianos que começaram a vender a joia pela internet, o Safer, nome dado ao pingente, possui um sistema oculto na parte posterior de uma gema. Ele é capaz de mandar um aviso de perigo através de um aplicativo para smartphones. O alerta pode ser localizado pelo Google Maps graças ao sistema de GPS incorporado ao microchip.
Quando o pingente é apertado duas vezes seguidas, os “guardiões” – contatos de emergência escolhidos pela pessoa – recebem uma mensagem pela internet ou SMS alertando sobre a situação de perigo vivido pela possível vítima, assim como sua localização exata. Dessa forma, as novas tecnologias entram na luta contra o estupro no país. O Safer não é o único acessório útil para evitar o crime que está disponível no mercado indiano. Há também peças íntimas que descarregam uma descarga elétrica de 3.800 quilowatts sobre o agressor, sprays de pimenta e até mesmo meias com pelos – para deixar as pernas das mulheres menos atraentes aos olhos dos agressores.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Lula fará articulação política


Depois de um período de afastamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, combinaram que o ex passará a ter papel ativo na articulação política do governo. A ideia é que Lula, com aval de Dilma, viaje com mais frequência a Brasília, a exemplo do que fez na semana passada, para conversas com líderes partidários e do Congresso, inclusive do próprio PT, com quem a presidente tem dificuldade de diálogo.
“Ele vai reforçar o governo com sua capacidade de diálogo”, disse um aliado do ex-presidente.A presença mais constante de Lula é uma das apostas do governo para tentar reverter a crise política e as ameaças de impeachment de Dilma. 
A periodicidade das idas de Lula à Brasília vai depender da necessidade, do interesse de Dilma e também da agenda do ex-presidente. De acordo com auxiliares, Lula tem dezenas de pedidos de viagens por todo o Brasil. 
No dia 29 de agosto, durante evento em São Bernardo do Campo, Lula disse que vai “voltar a voar” devido aos ataques que vem sofrendo em função, principalmente, do esquema de desvios de dinheiro da Petrobrás investigado pela Operação Lava Jato. 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Aniversariante do dia


Carolina Dieckmann nasceu em 16 de setembro de 1978, completa hoje 37 anos, natural do Rio de Janeiro, continua sendo atriz.

O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).
Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

O criador da Dor de Cotovelo

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em um bairro pobre da cidade, a Ilhota, no dia 16 de setembro de 1914. Chovia tanto que o córrego próximo da sua casa inundou, obrigando a parteira a chegar lá de barco. Seus pais, Francisco e Abigail, tiveram 21 filhos - e Lupicínio foi o quarto.

Lupicínio foi para a escola aos cinco anos de idade. Dizem que o menino se distraía muito cantando na sala de aula e que, por essa razão, teve de parar os estudos, para retomá-los dois anos mais tarde..

Aos catorze anos, ele compôs sua primeira música, "Carnaval", para um cordão chamado Prediletos. Precocemente, já freqüentava a boemia e suas amigas inseparáveis: as bebidas e as serenatas. O pai não gostou e o obrigou a se alistar no Exército, aos quinze anos, como "voluntário".

Em 1935, Lupicínio Rodrigues deu baixa do Exército e voltou para Porto Alegre, onde foi trabalhar como bedel na Faculdade de Direito. No mesmo ano, venceu um concurso musical da prefeitura, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, com a canção "Triste história", uma parceria com Alcides Gonçalves, que a gravou em 1936, junto com "Pergunte aos meus tamancos", outro samba da dupla.
 

O sucesso
A consagração veio em 1938, com "Se acaso você chegasse". O chamado Rei da Voz transformou em sucessos "Nervos de aço", em 1947, "Esses moços" e "Quem há de dizer", em 1948, e "Cadeira vazia", em 1950.

O banal sem banalidade

Lupicínio é um dos compositores mais originais da música popular brasileira. Além das inúmeras qualidades do seu trabalho, ele se destacou como o criador da "dor-de-cotovelo". A expressão, graças a ele, passou a designar um estilo de canção que trata das desventuras amorosas, um tema sobre o qual Lupicínio foi um criador imbatível.

Em 1995, o filho de Lupicínio, Lupicínio Rodrigues Filho, organizou o livro "Foi Assim" (Editora L&PM), com uma seleção das crônicas publicadas por seu pai no jornal "Última Hora", de Porto Alegre, em 1962 e 1963. Na maior parte desses textos, o compositor conta a história das suas músicas: "Eu tenho sofrido muito nas mãos das mulheres, porque sou muito sentimental, mas também tenho ganhado fortunas com o que elas me fazem...", revelou ele numa das crônicas.

Lupicínio Rodrigues faleceu em Porto Alegre, RS, em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos, com problemas no coração.



Bicudo está magoado com Lula

Hélio Bicudo tem 93 anos e uma grandiosa mágoa com o Partido dos Trabalhadores. Os anos em que militou ao lado do ex-presidente Lula pela construção do PT parecem estar em um passado remoto da vida do jurista. Sua bandeira já não é mais vermelha e seu plano agora é impedir que Lula volte ao poder. "Eu conheci o Lula quando ele era um operário, disse Bicudo, em seu apartamento no coração dos Jardins, bairro nobre de São Paulo. "Hoje ele é um milionário".
"Precisamos acabar com esse sentimento de impunidade", afirmou Bicudo. O pedido de impeachment do jurista é baseado nas pedaladas fiscais e na omissão de Dilma Roussef fdiante dos casos de corrupção na Petrobras. "Dilma e Lula estão envolvidos em todos os casos de corrupção".

Infidelidade pode fortalecer relações


Um novo estudo afirmou categoricamente que a infidelidade pode sim, fortalecer um casamento

A traição pode destruir muitos relacionamentos e, por este motivo, no momento da união perante à religião, a mesma tem o intuito de designar que os dois somente pertencerão a ambos, sem que qualquer outro possa interferir quanto aos prazeres carnais. Porém, uma traição nem sempre significa o fim de um relacionamento. Ela pode vir a fortalecê-lo, mas vale ressaltar que esse caso é algo que envolve diversos fatores, e até já existe estudo sobre isso.
Publicado no “Journal of Marital and Family Therapy”, o estudo buscou focar em casos de homens e mulheres que revelaram a seus respectivos parceiros terem sido infiéis e cujos casamentos resistiram bravamente.
Seus resultados positivos, para alguns casos, concluíram que os envolvidos: “sentiram-se mais perto do parceiro”, “perceberam o valor da relação com a pessoa e com a família” e “tornaram-se mais assertivos”.
Outro ponto benéfico, para alguns, foi de reconhecer o fato que manter uma boa comunicação com o (a) parceiro (a) era algo vital.
No entanto nem todos os casais disseram ter experimentos de todos esses benefícios, e também vale ressaltar que estes não aconteceram facilmente.
Outro ponto é que não se deve utilizar esse dado como desculpa para infidelidade, já que isso tem pouquíssima chance de dar certo. Então, se seu relacionamento anda mal, converse com o (a) cônjuge.

Dilma vai fundir Ministérios

(da esq. para a dir.) Manoel Dias (PDT), do Trabalho, e Carlos Gabas (Previdência). Um deles sai.

A presidente Dilma Rousseff pretende recriar o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Essa  pasta já existiu algumas vezes.
Durante a ditadura militar, houve um Ministério do Trabalho e da Previdência Social até 1974, quando foi divididos em dois –uma pasta para o Trabalho e outra para a Previdência.
Depois de 16 anos, em 1990, foi recriado o ministério unificado pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Durou até 1992, quando Itamar Franco, que sucedeu Collor, separou novamente Trabalho e Previdência Social –situação que perdura até este ano de 2015.
Hoje, a Previdência Social é ocupada por Carlos Gabas, ligado ao PT. O Trabalho tem como titular Manoel Dias, do PDT.
A intenção de Dilma é deixar o novo Ministério do Trabalho e da Previdência Social com Carlos Gabas. Ou seja, o PDT perderia a vaga.
A presidente prometeu em agosto que faria uma reforma para reduzir, pelo menos, 10 dos atuais 39 ministérios.
A petista disse a aliados que pretende finalizar as fusões e extinção de pastas antes de viajar para Nova York, no dia 25, quando vai para os Estados Unidos participar da sessão de abertura da 70ª Assembleia Geral da ONU.

sábado, 12 de setembro de 2015

Aniversariante do dia

Cacá Ferreira, virando neste dia 12 de setembro mais uma página da sua vida, com experiência, luta e determinação. Não esqueça que o ontem já passou mas o amanhã só a Deus pertence. Parabéns pra você.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

14º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA

Com uma cerimônia solene que se transformou em uma tradição nos aniversários da tragédia, os parentes das vítimas as lembraram com a leitura de seus nomes, momentos de silêncio e discursos emocionados.
Depois, os nomes das 2.983 vítimas dos quatro atentados do dia 11 de setembro com aviões sequestrados - dois contra as Torres Gêmeas, outro contra o Pentágono e mais um que caiu na Pensilvânia quando seguia em direção a Washington -, foram lidos
A leitura foi interrompida para outros minutos de silêncio: às 9h03, momento correspondente ao choque do segundo avião contra a Torre Sul; às 9h37, hora exata em que o voo 77 atingiu o Pentágono; às 9h59, quando caiu a primeira das torres; às 10h03, quando o voo 93 caiu em Shanksville (Pensilvânia), e às 10h28, quando o segundo arranha-céu desabou.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Balbúrdia de amor

A cantora Joelma, da banda Calypso, prestou depoimento em uma sala à portas fechadas na delegacia do bairro de Jaderlância, em Ananindeua, nesta quarta-feira (9). A delegada Rosalina Arraes, titular da unidade de polícia, esteve a frente da ocorrência, e informou que  o assunto é de ordem pessoal. "É problema de casal", disse. 
O fim do casamento de Joelma e Chimbinha foi confirmado no último dia 19 de agosto. Segundo um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da banda, "a união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos.
É mais um fato que se configura com o palco bem diferente da vida pessoal. E nesse meio artístico poucos vigam uma união, porque a ambição, a idolatria, a fama e o próprio dinheiro provoca o fiel ser traidor e o traidor pode também ser homicida. Fica a Banda desconsertada e o fã-clube se perguntando . (O que aconteceu eles eram tão unidos no palco?). Mas atrás dos bastidores a realidade as vezes é cruel.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Corte no Minha Casa Minha Vida



Após Dilma se reunir com a coordenação política do governo para discutir déficit do orçamento, Palácio do Planalto já admite arrocho para programas sociais. Segundo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, Bolsa Família será preservado
Porém o governo federal admitiu publicamente que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida será afetado pelo projeto de lei orçamentária entregue ao Congresso Nacional na semana passada, que indica déficit de R$ 30,5 bilhões em 2016. A declaração foi feita pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, após reunião da coordenação política do núcleo da presidente Dilma Rousseff para discutir o orçamento. As informações são da Folha de S.Paulo.
Segundo Berzoini, programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, serão “absolutamente preservados”, mas aqueles que desprendem investimentos do governo em educação, saúde e habitação passarão por um “alinhamento” com a proposta orçamentária para o próximo ano.
O ministro ainda disse que Dilma reforçou o pedido de empenho em relação ao ajuste fiscal e de alternativas para cobrir o déficit orçamentário. Conforme informa reportagem, o Palácio do Planalto tem defendido que as saídas do rombo fiscal devem ser encontradas “junto com o Congresso e com a sociedade”.
“Não queremos apresentar uma coisa e depois ver a reação”, disse Berzoini.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

FHC diz que foi mal interpretado ao pedir renúncia de Dilma


 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tentou explicar a sua declaração sugerindo a renúncia da presidente Dilma Rousseff.

 FHC disse que a renúncia da presidente seria um “gesto de gentileza”. Mas, para os dirigentes do PSOL, ele disse que sua frase foi interpretada de modo errôneo. Segundo ele, a o sentido da manifestação foi “ou a presidente renuncia ou governa”.