title Interativo

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Lâmpada de garrafa PET


Ela funciona como uma espécie de lente que ilumina a casa sem utilizar energia elétrica, apenas refletindo a luz do sol. O mais legal é que a lâmpada não custa nada, já que é feita de materiais reaproveitados, e pode gerar uma economia de até 30% na conta de luz. Inventada em 2001 pelo mecânico de carros Alfredo Moser, de Uberaba (MG), a ideia chamou a atenção da ONG My Shelter Foundation, em 2011. Em parceria com estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ele passou a instalar as lâmpadas em regiões carentes das Filipinas e de outros 15 países com a ajuda de voluntários. Estima-se que a lâmpada de Moser beneficie cerca de 1 milhão de pessoas até 2015.
A invenção de Alfredo Moser só pode ser instalada em casas sem forro abaixo do telhado- algo comum em lugares humildes em que sequer há energia elétrica. O truque é a combinação do formato da garrafa com a água colocada nela. A lâmpada é feita com uma garrafa PET transparente de 2 litros cheia de água e 4 colheres de água sanitária - para evitar que a proliferação de algas deixe a água turva
Ela é instalada através de um furo circular no telhado, vedado com massa plástica ou cola de resina, para evitar goteiras em dias de chuva. Sobre a tampinha, coloca-se um potinho preto de plástico para fazer sombra e evitar que ela resseque e rache com o sol. Não funciona à noite, é claro. Mas é a solução para residências em regiões pobres e sem acesso a energia elétrica. Onde já existe luz, ela ajuda a economizar até 30% na conta. E é totalmente ecológica. Os raios de luz do sol incidem na parte da garrafa sobre o telhado e viajam por refração por dentro da água - vazia, ela não funciona! O fundo simétrico e ondulado do recipiente faz com que a luz seja uniformemente distribuída pelo cômodo. Estima-se que sua claridade seja similar a uma lâmpada de 60 watts.



Nenhum comentário :

Postar um comentário