title Interativo

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Alimentação de gado é modificada e carne fica mais saudável


Um estudo da USP de Pirassununga (SP) desenvolveu uma carne bovina mais saudável. Pesquisadores da Faculdade de Engenharia dos Alimentos enriqueceram a ração servida ao gado com minerais e vitaminas. Com isso, os nutrientes passaram para a carne. Após um teste feito em um asilo, ficou comprovada a diminuição do nível de colesterol em 13% nos idosos. Empresas já demonstraram interesse, mas ainda não há uma previsão de quando o produto estará à venda nos supermercados.
Durante três meses, os bois comeram quatro tipos de ração. Uma enriquecida com óleo de canola. A outra mistura teve vitamina E e selênio, um mineral. A terceira dieta recebeu os três suplementos, enquanto um grupo de animais comeu só a ração tradicional, à base de milho e soja.
Depois do abate, as carnes foram analisadas no laboratório e os resultados comprovaram um produto mais saudável. “Houve a redução do colesterol na carne e nós esperamos que esse mesmo processo aconteça com os idosos que irão consumir o alimento”, disse a pesquisadora Lisia Bertonha.
Segundo o professor Marcus Antonio Zanetti, a ideia foi reduzir a gordura saturada, que é ruim e pode causar doenças cardiovasculares, e aumentar a gordura insaturada, por meio da utilização do óleo de canola. “Aumentamos também o teor de ômega 4 na dieta e paralelo a isso elevar o nível de selênio e vitamina E, dois importantes antioxidantes”, explicou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário