title Interativo

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Inhame cará ajuda no combate da dengue



Por o inhame ser um alimento muito completo e com elevado valor nutricional, ele consegue fortalecer as defesas do organismo nos deixando menos propensos a adquirir doenças e inibir os sintomas da bengue. O inhame também ajuda a “limpar o sangue” e reduzir toxinas.
O suco de Inhame para dengue é feito da seguinte forma:
1 inhame cará(cru) pequeno
500 ml de água gelada
Não adicionar açucar
Modo de Fazer
Descasque o inhame, e pique-o em pedaços menores.
Leve ao liquidificador com a água e bata bem até ficar líquido. Coe se preferir, e pode beber.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Humorista Shaolin morre aos 44 anos


 Após sofrer um grave acidente em 2011 o ator e humorista Shaolin faleceu nesta quinta-feira (14) em Campina Grande, na Paraíba. Shaolin desenvolveu um quadro febril na última terça-feira que acabou evoluindo para uma infecção, levando a internação imediata. A causa da morte divulgada foi uma parada cardiorrespiratória.
Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido pelo nome artístico Shaolin, nasceu em 8 de maio de 1971, em Coremas na Paraíba. Ele foi vítima de um acidente de carro em janeiro de 2011, em Campina Grande. O humorista que possuía destaque na TV Record dirigia pela BR-230 quando foi atingido por um caminhão que manobrava na estrada, que ocasionou traumatismo craniano e o levou ao coma.


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Salinidade provoca choque e queima de chuveiros

O excesso de sal na água distribuída aos consumidores de Itabuna pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), causado pela estiagem, compromete o abastecimento e queima chuveiros elétricos na cidade. Se bem que estamos no verão mas tem pessoas que usam chuveiros na temperatura quente.
O sal, excelente condutor de energia, provoca reações químicas que corroem os filamentos e queimam as resistências.
Um entendimento entre EMASA e os meios de comunicação seria eficaz para orientar o consumidor que o sal é um bom condutor de energia elétrica e o contato da água, sal e a resistência do chuveiro causa a queima do mesmo. Além disso é uma água que não pode  ser ingerida porque pode causar problemas de pressão arterial . São coisas mínimas que a EMASA deveria orientar o consumidor ao invés de ficar aumentando  preço de um péssimo produto.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Prefeitura faz descaso com a educação de nossos filhos

A Prefeitura Municipal está levando o ensino público  como se fosse mais um fato sem importância em Itabuna. As paralisações dos professores da rede municipal de ensino já está se tornando um caos. Haja visto que quando houve a primeira greve a justiça classificou como abusiva. A classe voltou as atividades depois parou, e assim foi no decorrer do ano de 2015, prejudicando os alunos que já não tem um ensino eficiente e o ano letivo foi prejudicado. O Sindicado dos Professores deve ter advogado ou talvez não tenha, porque professor viver fazendo greve o ano inteiro isso leva a crer que a instituição não tem representante judicial. Fica a interrogação: Para que o Sindicato tem advogado? Porque os líderes sindicais não provam à população que querem agir de bom senso? O fato é que se torna vergonhoso o comportamento desse sindicato. Só nos resta aguardar  para ver se essa instituição vai apresentar algum candidato a vereador.`É esperar pra ver!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Chuvas voltam a cair em Itabuna


Após quase 5 meses de estiagem nossa cidade nessa segunda e terça voltou a receber as chuvas tão esperada. Não é ainda a solução mas já é um pequeno alivio. No último domingo choveu à noite cerca de uma hora e  nessa segunda-feira mais chuvas, porém no domingo tivemos muito relâmpago e trovões. Como já é uma constante  a cidade registrou vários pontos de alagamentos. 
Até a sexta (8), a previsão é que haverá mais chuvas e o volume previsto chega a 108 milímetros. 
 A previsão é a mesma para municípios banhados pelo Rio Almada, a exemplo de Coaraci e Almadina. Do rio é que vem, em tempos normais, cerca de 70% do volume de água que abastece Itabuna, por meio da estação de captação em Rio do Braço (Ilhéus). Em Ubatã, choveu por alguns minutos, mas insuficiente para trazer alívio à população. Em Itajuipe só relâmpagos e em Barro Preto até o último domingo o calor era intenso.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Réveillon carioca de furtos e roubo


O Réveillon de Copacabana registrou 16,5 furtos e 1,1 roubo a cada hora --foram 398 ocorrências de furtos e 28 roubos na festa da virada de ano no bairro da zona sul do Rio de Janeiro.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública da Polícia Militar do Rio , os números registrados na virada de 2015 para 2016 representam um aumento de 33,3% em relação aos roubos --que passaram de 21 para 28 casos--, e uma queda de 21,1% no número de roubos --505 casos contra 398--, se comparados com os números da virada de 2014 para 2015.
Outros dois indicadores registraram crescimento entre 2016 e 2015: 25% para os roubos de rua, que passaram de 21 para 28 casos, e 45,4% nos roubos a turistas, que foram de seis para 11.
Já os furtos a turistas registraram queda: passaram de 109 para 103 casos, uma redução de 5,5%
 (Com informações da Agência Brasil)

2015, as baboseiras da música brasileira


É impossivel ligar a  televisão ou o rádio Am e ver talentos como  Chico Buarque, Milton Nascimento, Belchior, João Bosco, Caetano Veloso, Roberto Carlos e outros nomes que enriqueceram a  nossa música.  Nas FMs, também, a situação é lastimável. O pior disso tudo é que  que num mundo cada vez mais conectado, a maioria das pessoas desconheça a obra de grandes nomes da música nacional e internacional. As músicas mais tocadas em 2015 no rádio brasileiro, foi um desastre  cada vez estimulando a promiscuidade e os valores se perdendo a cada partitura. Investiram em um "sertanejo universitário" mas a conotação é desastrosa. É um tipo de coisa meteórica que no fritar dos ovos som tem interesse financeiro  e a desconsideração pelo "sertanejo de raiz". Hoje em dia a mídia fechou os espaços para os bons intérpretes e compositores. Enquanto os grandes nomes da música nacional são ignorados, “artistas” inventados pelos meios  de comunicação levam multidões ao delírio de norte a sul do país. Isso porque o " jabá"  ocupa praticamente toda a programação musical das emissoras de rádio e TV. 
Um outro fator que contribuiu e vai continuar fazendo essa ridicularidade são as redes sociais induzindo às novas gerações o total desconhecimento de estrelas que tanto fizeram pela nossa música. É lamentável em pleno ápice da teconologia que os nossos ouvidos sejam contaminados por barulhos de decíbeis que não dizem nada, empobrecendo a cada dia o resto de nossa cultura..